Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Alunos participantes de projeto do Ifal Penedo conhecem Federação Alagoana de Xadrez

Visita integra o projeto de ensino Xadrez em Movimento, que tem como objetivo estimular cultura do jogo de tabuleiro com seu valor pedagógico
publicado: 30/11/2023 15h58, última modificação: 30/11/2023 16h47

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

Estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo tiveram a oportunidade de visitar a Federação de Xadrez do Estado de Alagoas (Fexeal), localizada no Estádio Rei Pelé, em Maceió. A visita aconteceu na última terça-feira, 28, e faz parte das atividades do projeto de ensino "Xadrez em Movimento", que está vinculado ao Clube de Xadrez da unidade de ensino e é executado sob a coordenação dos docentes Alana Messias e Marcio Abreu.

“A atividade inédita tem o objetivo de ajudar a fortalecer o Clube de Xadrez do nosso campus e dar visibilidade ao jogo de tabuleiro com reconhecido valor pedagógico”, explicou o professor Marcio, que criou o clube em 2020 como atividade extracurricular, no período de suspensão das aulas por causa da pandemia. O clube busca atrair estudantes e egressos que se interessam pelo xadrez, para que se reúnam, realizem partidas e façam discussões sobre o jogo.

“Já organizamos torneios on-line e, todo ano, organizamos também a modalidade xadrez nos Jogos Internos do Campus Penedo. Estudantes que participam do clube também já participaram de torneios organizados pelo Ifal e pela Fexeal”, completou o docente.

O grupo que fez a visita foi recebido pelo presidente da federação e mestre enxadrista alagoano, Jayme Miranda Neto, que é campeão absoluto nove vezes em Alagoas, venceu o Campeonato Brasileiro de Xadrez Blitz e disputou o Campeonato Mundial da categoria. Também recepcionou os alunos o ex-presidente da Fexeal e pai de Jaime, Yuri Miranda. Na ocasião, o veterano contou sobre a história e os títulos do xadrez em Alagoas e deu detalhes técnicos sobre o jogo de tabuleiro e os torneios oficiais que os alunos poderiam participar.

Ao todo, nove alunos participaram da visita à Fexeal. Eles viajaram acompanhados da assistente de aluno do Campus Penedo, Irllanna Arruda, e da professora Alana. Sobre a importância desse momento de troca, a docente destacou que a atividade foi inspiradora para os estudantes.

“Serviu para eles conhecerem e os estimularem também. Porque nós temos dois mestres alagoanos, um rapaz e uma moça, com mais ou menos a faixa etária de alguns dos nossos alunos. Também, o Yuri Miranda já participou de uma simultânea com o [Garry] Kasparov, que é um dos maiores nomes da história mundial do xadrez, que nós sempre ouvimos falar. Foi uma informação muito interessante para os estudantes terem contato com uma pessoa de tão alto nível”, ressaltou a docente, que ministra a disciplina de Informática no Campus Penedo e tem histórico de participação como enxadrista em competições universitárias.

Ao final da visita à federação estadual, houve partidas simultâneas do jogo de tabuleiro, entre os próprios estudantes e com os representantes da Fexeal, Jaime e Yuri Miranda. “Inclusive, eles elogiaram muito os nossos alunos. Disseram que eles estavam em um bom nível de xadrez. Considerando a experiência que eles têm, eles jogaram bem”, evidenciou Alana Messias.

Xadrez em Movimento

Projeto de ensino do Campus PenedoEm execução desde julho deste ano, o projeto de ensino tem como objetivo estimular a cultura do jogo de tabuleiro no Ifal Penedo. Também integra a equipe o aluno bolsista Isaac de Oliveira. A previsão é que as atividades sigam até dezembro.

“O projeto foi aberto para quem não jogava nada aprender do zero, e para quem já jogava aprender conteúdos mais avançados, além de estimular os alunos a participarem de competições”, explicou a professora Alana.

A docente aproveitou para falar dos benefícios pedagógicos do xadrez. “Tem vários estudos que relacionam o jogo com a melhora do raciocínio lógico e da concentração. Os estudantes podem utilizar isso na vida pessoal e acadêmica, durante uma prova, por exemplo”, concluiu.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves