Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Alunos monitores destacam experiência de ensino-aprendizagem com o ProIfal

Alunos monitores destacam experiência de ensino-aprendizagem com o ProIfal

Programa é voltado para estudantes do 9º ano da rede pública e as aulas são ministradas por alunos do Ifal, sob orientação de docentes.

publicado: 27/03/2018 15h05, última modificação: 29/03/2018 17h47

Com o início do ano letivo 2018, desde a semana passada, o Campus Penedo está com gente nova na área. São cinco novas turmas dos cursos técnicos em Açúcar e Álcool, Meio Ambiente e Química. Do lado de quem já fazia parte da instituição, tem um grupo de alunos felizes e orgulhosos por ter colaborado para o ingresso de alguns novos estudantes.

Trata-se dos ex-monitores do ProIfal, que no ano passado dedicaram cerca de seis meses à preparação de alunos de escolas públicas para o Exame de Seleção 2018. “É uma sensação muito boa hoje encontrá-los nos corredores do Ifal. É realmente gratificante”, resume a aluna do 3º ano de Açúcar e Álcool, Lidiane Liberato, ex-monitora da disciplina de Língua Portuguesa.

O ProIfal é um programa de extensão que visa preparar estudantes do 9º ano do ensino fundamental para o ingresso nos cursos técnicos do Ifal, ofertados na modalidade integrado ao ensino médio. Na edição do ano passado, o Campus Penedo disponibilizou 100 vagas específicas para alunos da rede pública, sendo 50 no turno da manhã e a outra metade à tarde.

Conforme dados levantados pelo então coordenador do ProIfal, Robson Andrade, dos 98 matriculados para participar do programa em 2017, 36 obtiveram aprovação no Exame de Seleção 2018, o que representa em torno de 25% do total de vagas ofertadas nos cursos de Açúcar e Álcool e Meio Ambiente, ambos integrados ao ensino médio. “Considerando que o processo seletivo contabilizou quase 400 pessoas inscritas para as 140 vagas desses dois cursos, nosso percentual de aprovação é um bom resultado", avalia o docente.

Thiago de França e Guilherme William, ex-monitores da disciplina de Matemática.Ensino-aprendizagem As aulas do ProIfal aconteciam duas vezes por semana envolvendo as disciplinas que compõem o Exame de Seleção: Português, Matemática e Atualidades (História e Geografia). Sob a orientação dos professores Adriano Freitas, Robson Andrade e Marcelo Gomes, os conteúdos eram ministrados em sala de aula pelos monitores, um grupo de oito estudantes do campus.

Guilherme William Rodrigues, do 3º ano de Açúcar e Álcool, foi um dos bolsistas de Matemática e conta que a experiência o ajudou a ter uma outra visão sobre o que é ser professor. “Hoje consigo entender melhor os meus professores sobre o que é estar ali na frente compartilhando conhecimento”, afirma o aluno ao se referir à prática docente em sala de aula.

Juntamente com o colega de sala, Thiago de França, também ex-bolsista do ProIfal, Guilherme já havia participado de um projeto de extensão no qual trabalhava com o ensino da Matemática de forma lúdica. A experiência aconteceu quando os dois ainda estavam no 1º ano do curso técnico. “O trabalho foi com conteúdos de nível fundamental, mas tanto a experiência anterior quanto a mais recente com o ProIfal ajudam no meu desempenho em Matemática do ensino médio”, ressalta o estudante.

O gosto pelo ensino parece mesmo envolver os alunos que participam de projetos nessa área. Do grupo de monitores do ProIfal selecionados anualmente, nem todos recebem bolsa, mas todos se dedicam às ações do programa. Um dos exemplos da edição do ano passado é o estudante José Heryklys Andrade, também do 3º ano de Açúcar e Álcool.

José Heryklys Andrade atuou como monitor voluntário da área de Língua Portuguesa."O que vale mais é a experiência de ensinar e aprender ao mesmo tempo. Sem dúvidas, eu passaria por ela de novo como voluntário e com o mesmo compromisso”, conclui o aluno, que neste ano já se envolveu em uma iniciativa de extensão voltada para o ensino de Língua Portuguesa com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto também conta com a participação do ex-bolsista do ProIfal, Guilherme Augusto Teixeira.

Além de Lidiane, Guilherme William, Thiago, José Heryklys e Guilherme Augusto, já mencionados na matéria, os estudantes Alessandro Martins, Camila Ferreira e Jefferson Francisco Santos completam a equipe de monitores que atuou na última edição do ProIfal. Para 2018, o docente Adriano Freitas, novo coordenador do programa no Campus Penedo, já adiantou que haverá alguns ajustes quanto ao número de vagas e de dias de aula. Com relação à nova equipe de monitores, a seleção está prevista para acontecer até o final de abril.