Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Alunos criam miniestações de tratamento de água

Alunos criam miniestações de tratamento de água

Os trabalhos foram desenvolvidos pelos alunos das duas turmas de 4º ano e com o aproveitamento de materiais inutilizáveis encontrados no Campus Penedo.

publicado: 20/06/2016 17h35, última modificação: 20/06/2016 18h02
Exibir carrossel de imagens Trabalhos estão ligados à disciplina Tratamento de Efluentes.

Trabalhos estão ligados à disciplina Tratamento de Efluentes.

A última avaliação da disciplina Tratamento de Efluentes, da grade curricular do curso técnico em Açúcar e Álcool do Campus Penedo, resultou na criação de miniestações de tratamento de água. Os trabalhos foram desenvolvidos pelos alunos das duas turmas de 4º ano (manhã e tarde) e apresentados ao professor José Diego Soares, na sexta-feira, 17, durante o encerramento das aulas da disciplina.

Os estudantes executaram o projeto divididos em três grupos e com o aproveitamento de materiais inutilizáveis encontrados no campus, a exemplo de garrafas PET. Como referência teórica, utilizaram artigos científicos indicados pelo professor. A visualização prática sobre como funciona uma Estação de Tratamento de Água (ETA) aconteceu com uma visita técnica à ETA do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), localizada em Penedo.

Trabalho feito por um dos grupos da turma A do 4º ano do curso técnico em Açúcar e Álcool.As miniestações criadas pelos alunos contemplam as etapas básicas do processo de tratamento da água, tais como a floculação, para a qual se utiliza sulfato de alumínio; a decantação, onde se separa os flocos de sujeira da água; e a filtração, que deixa a água livre das impurezas ao conseguir reter flocos menores de sujeira.

Além da criatividade na construção das miniestações, a nota a ser dada aos alunos levará em conta o resultado das análises laboratoriais que permitirão um comparativo entre a água suja e a tratada. No laboratório do próprio campus, cinco itens deverão ser analisados pelos estudantes: pH (potencial hidrogeniônico), condutividade, acidez, turbidez e cloro residual.

A ideia é que aconteça uma exposição para apresentar a toda comunidade do Campus Penedo as miniestações de tratamento de água e os respectivos resultados laboratoriais. Segundo o professor José Diego, devido à finalização das aulas para as turmas envolvidas, o evento será agendado após o recesso acadêmico marcado para o período de 11 a 25 de julho.