Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Alunos conhecem idealizador de projeto que propaga educação ambiental pelo país de bicicleta
conteúdo

Notícias

Alunos conhecem idealizador de projeto que propaga educação ambiental pelo país de bicicleta

Ele iniciou sua jornada pela cidade de Altamira (PA), com a missão de trabalhar a educação ambiental em escolas de 15 estados brasileiros.

publicado: 01/07/2016 08h33, última modificação: 01/07/2016 17h05
Exibir carrossel de imagens A passagem do biólogo pelo Ifal aconteceu na quinta-feira (30).

A passagem do biólogo pelo Ifal aconteceu na quinta-feira (30).

Os estudantes do Ifal Penedo tiveram a oportunidade de conhecer o projeto Desbikelando, que vem sendo executado desde janeiro pelo biólogo de São Carlos (SP), Luiz Henrique Arruda. Ele iniciou sua jornada de bicicleta pela cidade de Altamira (PA), com a missão de trabalhar a educação ambiental em escolas de 15 estados brasileiros. Penedo é a terceira e última cidade do roteiro do biólogo em Alagoas.

A passagem pelo Ifal aconteceu na quinta-feira (30). Durante a apresentação, realizada no auditório do campus, o biólogo falou sobre cada detalhe do projeto, começando pelo significado da palavra escolhida para nomeá-lo. Segundo ele, “desbikelando” quer dizer desbravando de bicicleta e transformando. “A bicicleta foi o meio de transporte escolhido por ser o mais saudável e ser também um símbolo de força, libertação e transformação”, explicou, acrescentando que tal escolha vai ao encontro do objetivo geral do projeto, que é promover a educação ambiental crítica, emancipatória e significativa.

Essa promoção vem sendo feita através de atividades didático-pedagógicas, entre elas, oficinas de reciclagem e apresentações teatrais, que em alguns locais conta com o envolvimento da comunidade, além dos estudantes e professores das unidades de ensino. Geralmente, o tema escolhido se funde com a realidade local, pelo fato de a compreensão ser mais fácil quando se busca exemplos próximos e para que a atividade resulte positivamente na qualidade do meio ambiente das cidades percorridas.

Projeto DesbikelandoAs informações compartilhadas por Luiz Arruda despertou o interesse dos estudantes, que demonstraram curiosidade sobre o cotidiano do biólogo ao longo do percurso feito até aqui. Cotidiano este que inclui momentos de aprendizado e de felicidade, mas também situações de perigo. “Já perdi duas bicicletas, uma delas tomada de assalto com arma de fogo, e escapei de um atropelamento fatal. Confesso que, em alguns momentos, pensei em desistir, mas encaro esse projeto como missão, como algo que é meu caminho, meu destino e, portanto, tenho que chegar até o final”.

Trajetória - Luiz Henrique Arruda é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (Campus Bandeirantes) e possui especialização em Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo. Logo depois de formado, em 2011, trabalhou com piscicultura, lagos ornamentais e educação ambiental, até que no final de 2012 surgiu a oportunidade de ir para Belo Monte, usina hidrelétrica que está sendo construída na bacia do Rio Xingu, próximo ao município de Altamira, no norte do Pará.

Contratado por empresas terceirizadas, atuou no resgate de fauna e flora e, após novembro de 2013, como analista de projetos ambientais, tarefa que deu a ele a oportunidade de colocar em ação todo o conhecimento teórico acumulado na área de meio ambiente. “A atividade alcançava cinco municípios e envolvia diversos públicos: estudantes, comunidades, grupos específicos de trabalhadores e indígenas”, explicou.

A ideia do Desbikelando surgiu após essas experiências. “Foi uma fase muito rica, na qual pude vivenciar momentos ótimos, mas também vi muita coisa ruim em Belo Monte que me fizeram repensar meu caminho enquanto pessoa e profissional”, contou o biólogo, que em agosto de 2015, após passar férias na casa do pai, em Salvador (BA), deu vida ao projeto. “Ele surgiu da necessidade de mudar de vida, unindo um prazer antigo – andar de bicicleta – a algo que encaro como uma missão”, disse, referindo-se à promoção da educação ambiental no país.

Projeto DesbikelandoApesar de gostar de pedalar, a única experiência parecida com a que está em curso data de 2010, quando viajou de bicicleta por São Paulo, saindo de São Carlos até Bauru, uma distância de cerca de 150 quilômetros. “Como o objetivo é percorrer 15 estados brasileiros, sabia que precisava me preparar física, mental e espiritualmente. Então, foram seis meses cuidando dessa preparação, até que no dia 10 de janeiro parti de Altamira (PA) rumo a Florianópolis (SC), passando por todos os estados do Nordeste, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Paraná”.

A aventura do biólogo começou com a parceria do geógrafo Marcio Francisco Martins, mas divergências de ideais o fizeram se separar. “Tivemos alguns conflitos no Ceará, tentamos adaptações, mas a partir de Maceió decidimos que seria melhor cada um seguir seu caminho”, esclareceu Luiz Arruda, ressaltando que seu ex-companheiro de viagem, até então, desempenhou um papel significativo na condução dos trabalhos.

A viagem está prevista para terminar em novembro com a realização de um espetáculo na capital catarinense. “A ideia é contar a história do Desbikelando através da arte, com apresentações de teatro, dança, música, vídeos”, informou. Além do evento de encerramento, espera-se que o projeto resulte em uma produção audiovisual e dois livros, sendo um sobre didáticas em educação ambiental e o outro, um diagnóstico estrutural da educação ambiental no Brasil. “A coleta de dados acontece por meio de entrevistas com alunos e docentes das escolas visitadas”, esclareceu o biólogo.

Todo esse trabalho com foco na sensibilização do brasileiro para a construção de uma melhor consciência ambiental não dispõe de um patrocinador oficial. As despesas básicas para continuidade do projeto vêm sendo custeadas pelo próprio biólogo, que informou ter vendido seu carro para dar início à viagem, e também por meio de financiamento coletivo. A meta é arrecadar R$ 2 mil até o dia 22 de julho.

Veja mais fotos da palestra no Campus Penedo no Facebook.