Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Aluna do Ifal Penedo conquista duas pratas no Campeonato Brasileiro de Kung Fu

Aluna do Ifal Penedo conquista duas pratas no Campeonato Brasileiro de Kung Fu

Jennyfer Vitória integra a equipe que representa Alagoas na competição realizada em Brasília, desde quarta-feira, 8.
por Lidiane Neves publicado: 09/12/2021 10h44, última modificação: 20/10/2022 08h46

Matéria editada para atualização das informações sobre o resultado da competição.

A aluna do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, Jennyfer Vitória Maria de Araújo Pereira, voltará para casa com a bagagem mais pesada. A atleta que está em Brasília (DF) participando do 31º Campeonato Brasileiro de Kung Fu conquistou duas medalhas de prata. Inscrita na categoria juvenil, a estudante de 17 anos competiu em três modalidades: Tai Chi Chuan, Facão e Bastão.

As medalhas obtidas foram no Tai Chi, que é uma apresentação com movimentos mais lentos, de caráter meditativo; e na modalidade Facão, ligada ao grupo de armas médias, com movimentos mais relacionados a posições de combate. “Um dia incrível inesquecível, nervosismo bateu na porta, mas consegui duas medalhas de prata graças ao apoio do Jadson Lira, do Ifal Penedo e da academia Dragões Negros. Eu e a Jaqueline sofremos um cadin (sic), mas conseguimos a vitória, todo o esforço não foi em vão e estou com uma alegria que não cabe no peito, agradeço a Deus e a todos que torceram por mim”, disse Jennyfer.

O agradecimento se refere a seu treinador e ao local onde treina, ao campus que custeou sua ida ao campeonato e a sua colega Jaqueline Rodrigues, penedense que conquistou ouro no Tai Chi universitário. Hoje aluna da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Jaqueline também estudou no Ifal Penedo, entre 2014 e 2019, em uma das turmas do curso técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio.

A competição nacional seguirá até domingo, 12. Embora já tenha encerrado sua participação nas disputas, Jennyfer continuará na capital federal até o final do evento. Segundo explicou seu treinador, todos os atletas podem competir em até três categorias apenas. No caso dela, as disputas foram todas realizadas nessa quinta-feira, 9. "Mas ela vai assistir as disputas de nível adulto que começaram hoje [sexta] e treinar mais um pouco todos os dias para aperfeiçoar", completou Jadson Lira.

Bolsista do Pipad

Aluna do 2º ano do curso técnico em Química, Jennyfer viajou na última quarta-feira, 8, acompanhada pela professora Taciana do Nascimento Santos. Além de pagar as passagens aéreas e fornecer ajuda de custo para hospedagem e alimentação nos dias de permanência na capital federal, o apoio do Ifal Penedo já vem de alguns meses, por meio do Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad).

Vinculado à Assistência Estudantil, o Pipad concede bolsas mensais no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) para que estudantes do Ifal desenvolvam atividades sob a orientação da equipe docente de Artes e Educação Física. Atualmente, um total de 12 alunos são atendidos pelo Pipad, dos quais sete sob o acompanhamento do professor Wcleuton Oliveira na área de esportes. “O programa é uma forma da gente estimular esses talentos, a exemplo da Jennyfer nas artes maciais, e oportunizar experiências que a sala de aula é incapaz de oferecer”, ressaltou o docente de Educação Física.

“Quando eu soube que existia esse apoio, procurei o professor Wcleuton e ele topou ficar me acompanhando, fazendo de tudo para que eu participasse do Pipad. Agradeço muito a ele e ao diretor Felipe por todo o apoio de sempre e de agora nesse campeonato. Sem esse suporte, eu não teria condições de participar”, reconheceu a aluna, ao citar que seu irmão também treina com ela e foi convocado para o campeonato nacional, mas estuda em outra escola pública e, por falta de patrocínio, não teve a oportunidade de estar com ela em Brasília.

A estudante é natural de Paulo Afonso (BA), mas reside em Penedo há um bom tempo e integra uma iniciativa local denominada Dragões Negros, que tem como responsável o mestre Jadson Lira. Embora os treinos aconteçam em um lugar alugado, os atletas participantes não pagam nenhuma mensalidade, apenas arcam com o custo do uniforme. “Fiquei interessada depois que um colega do Ifal comentou sobre a formação do grupo e hoje sou a única que entrou no início e continua na equipe, sendo a mais graduada”, disse orgulhosa Jennyfer, que pratica o Kung Fu há apenas um ano e foi convocada para ser uma das representantes de Alagoas no campeonato brasileiro por ter se destacado em competições locais.