Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Aluna do Ifal Penedo é eleita para participar da etapa nacional de conferência sobre desenvolvimento rural
conteúdo

Notícias

Aluna do Ifal Penedo é eleita para participar da etapa nacional de conferência sobre desenvolvimento rural

Letícia Pedrosa, do curso técnico em Meio Ambiente, será uma das delegadas que representará Alagoas no evento marcado para março, em Brasília (DF)
publicado: 16/12/2025 13h33, última modificação: 16/12/2025 18h08

Por Emerson Lima (estagiário de Jornalismo)*

A aluna do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, Letícia Pedrosa, foi eleita uma das delegadas que representará Alagoas na 3ª Conferência Nacional do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS), que acontecerá em março de 2026, em Brasília (DF).

A eleição ocorreu durante a etapa estadual da 3ª CNDRSS, nos dias 10 e 11 de dezembro, em Maceió. O Ifal Penedo participou com três delegadas titulares do segmento Sociedade Civil – as estudantes Clara Ferreira, Letícia Pedrosa e Mayara Eduarda – e um delegado nato, o docente Pablo Pinheiro, articulador do Território do Baixo São Francisco e membro da comissão organizadora estadual da conferência.

Segundo o professor, a iniciativa da participação do Ifal Penedo no evento está inclusa como prática da disciplina de Políticas Públicas e Legislação Ambiental, ministrada por ele, e envolve todos os alunos do 2° ano do curso técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio.

Comitiva do Ifal Penedo com outros representantes do Baixo São Francisco na etapa estadual da conferência.Em outubro deste ano, o auditório do campus sediou a etapa territorial da CNDRSS, que envolveu, além de Penedo, os demais municípios do Baixo São Francisco. Na ocasião, foram aprovadas propostas desenvolvidas nos eixos: Reforma Agrária e Governança Fundiária; Emergência Climática e Agricultura Familiar; Transformação Agroecológica dos Sistemas Alimentares; e Cidadania e Bem Viver no Campo, Águas e Florestas. “Mais de 40 alunos de Meio Ambiente participaram e deram as suas contribuições”, destacou Pablo.

Na etapa estadual realizada na semana passada em Maceió, a comitiva do Ifal Penedo teve a oportunidade de assistir à palestra “A síntese das 9 Conferências Territoriais – Horizontes” e colaborar com a construção e aprovação das seis propostas dos Grupos de Trabalho (GTs) das Plenárias Temáticas, e com a eleição dos 34 delegados para representar Alagoas na etapa nacional.

Representatividade e aprendizados

Aluna do 2° ano do curso técnico em Meio Ambiente, Letícia Pedrosa representará Alagoas na 3ª CNDASS marcado para março, em Brasília (DF).Grata por ser uma das eleitas, a jovem Letícia Pedrosa se diz orgulhosa por poder levar consigo as vozes e as propostas construídas coletivamente em Alagoas, além de representar o Ifal Penedo e todos que serão favorecidos na sua região. Para a estudante, cada debate contribuiu para ampliar o seu olhar sobre a importância de pensar em um desenvolvimento agrícola mais sustentável e benéfico para os agricultores.

Clara Ferreira ressaltou que o evento permitiu compreender melhor os conhecimentos relacionados à restauração de áreas degradadas e à importância de um saneamento de qualidade. A futura técnica em Meio Ambiente espera que o trabalho que desenvolveu, representando o Baixo São Francisco e selecionando propostas na conferência, gere frutos e contribua para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores da região e do Estado.

As estudantes Letícia Pedrosa, Mayara Eduarda e Clara Ferreira.Já a estudante Mayara Eduarda relatou que participar da CNDRSS ampliou seu entendimento sobre a construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar. Ela integrou o eixo “Direitos sociais e bem viver”, no qual, além de acompanhar os debates, pôde contribuir com ideias voltadas à melhoria da educação no campo, destacando a importância do acesso à educação de qualidade, contextualizada com a realidade rural.

Sobre a CNDRSS

A conferência é organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA). Instrumento de participação social, ela está focada na agricultura familiar, reforma agrária, sustentabilidade e direitos de povos do campo, das águas e florestas, visando o 3º Plano Nacional de Desenvolvimento Rural.

O objetivo é reunir agricultores familiares, povos tradicionais e movimentos sociais para debater e propor diretrizes para as políticas de desenvolvimento rural no Brasil. Além das etapas presenciais com conferências municipais, intermunicipais, territoriais, estaduais e distrital, a 3ª CNDRSS inclui uma etapa digital, de maio a dezembro de 2025. Nela, os participantes elaboram até três propostas dentro dos eixos temáticos, e as autoras e autores das 20 mais votadas terão a oportunidade de representá-las na etapa nacional.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves