Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Aluna do ensino médio e professor do Ifal Penedo têm artigo publicado em revista acadêmica do Cefet-RJ
conteúdo

Notícias

Aluna do ensino médio e professor do Ifal Penedo têm artigo publicado em revista acadêmica do Cefet-RJ

Publicação na Diário de Classe traz relato das atividades desenvolvidas na primeira edição do projeto de extensão “Socioverso”
publicado: 04/11/2025 15h41, última modificação: 04/11/2025 16h34

Por Emerson Lima (estagiário de jornalismo)* 

A estudante do curso técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio, Maria Cecília dos Santos Macário Silva, e o professor de Sociologia do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, Marcos Roberto Paixão Santos, tiveram um artigo publicado na edição de outubro da Revista Diário de Classe. O periódico é produzido pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) e divulgou o trabalho intitulado “Socioverso: expandindo horizontes da Sociologia em uma escola de ensino fundamental situada na zona rural de Alagoas”.

O texto traz um relato das atividades desenvolvidas na primeira edição do projeto de extensão “Socioverso”, que teve Maria Cecília como bolsista e suas colegas de Ifal, Laryssa Vitória Archangelo Lacerda e Clara Ferreira Santos da Silva, como voluntárias.

Marcos Paixão, professor de Sociologia, orientador do projeto e coautor do artigo publicado.Orientador da iniciativa, o docente Marcos Paixão destacou que o projeto nasceu por iniciativa de Maria Cecília, egressa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José dos Santos Mousinho, em São Sebastião (AL), onde as ações foram executadas em 2024, com foco na divulgação científica de conceitos de Sociologia para estudantes do ensino fundamental. “O nome ‘Socioverso’ surgiu de uma brincadeira com o conceito de multiverso, o que representa bem a ideia do projeto”, contou.

A referida escola está localizada no Povoado Cana Brava, na zona rural do município distante 46 km de Penedo. Durante quatro meses, a unidade recebeu a equipe do Ifal e teve 35 estudantes de duas turmas do 9° ano do ensino fundamental alcançados pelo projeto.

Atividades desenvolvidas

A então bolsista Maria Cecília em atividade do projeto "Socioverso" na escola da zona rural de São Sebastião.As ações foram divididas em três etapas. Inicialmente, foi realizado um levantamento dos temas considerados relevantes pelos alunos, trabalhando de forma participativa os problemas e desafios enfrentados pela comunidade estudantil da escola. Na ocasião, cada turma elegeu os temas centrais para reflexão, respectivamente: relações pessoais e desigualdades sociais.

Na fase seguinte, segundo mês do projeto, fez-se uma curadoria do material didático a ser utilizado, tendo em vista a adequação aos temas selecionados no processo anterior. E, por fim, no terceiro e quarto meses, foram realizadas rodas de conversa teóricas de introdução à Sociologia e dinâmicas, além de uma “Feira Sociológica”, quando os estudantes puderam sintetizar e compartilhar suas percepções sobre o que foi discutido ao longo do trabalho.

Maria Cecília, idealizadora do projeto de extensão é egressa da primeira escola que a iniciativa alcançou.Para Maria Cecília, participar do “Socioverso” foi uma das experiências mais enriquecedoras da sua trajetória acadêmica. “Esse projeto surgiu a partir de uma demanda vista por mim e muito bem acolhida pelo professor Marcos Paixão, que soube trazer esse olhar crítico da Sociologia no ambiente escolar, principalmente em alunos que estavam saindo do ensino fundamental”, disse a estudante.

Ela também destacou que, no ensino fundamental, existe pouco conhecimento sobre a formação do pensamento crítico e que, durante o desenvolvimento do projeto, os adolescentes puderam compreender de diversas formas como a Sociologia influencia no cotidiano deles como cidadãos. “A Sociologia está para transformar a vida da pessoa como cidadã, permite a pessoa entender sobre as relações sociais. Então, o projeto foi transformador e a troca de conhecimento foi incrível”, acrescentou a coautora do artigo publicado.

Maria Cecília e Marcos Paixão frisaram ainda que o projeto de extensão apresentou como resultado um aumento no desenvolvimento da capacidade dos participantes, no sentido de selecionar, relacionar, organizar opiniões e argumentar a partir do fortalecimento da aptidão para construir e defender os seus pontos de vista baseados na Sociologia.

As alunas Clara Ferreira (esq.)  e Gabriella Nobre (dir.), bolsista e voluntária da edição atual do projeto.Atualmente, o “Socioverso” está em sua segunda edição, sendo realizado na Escola Estadual Dr. Alcides Andrade, no bairro Dom Constantino, em Penedo. Uma das estudantes voluntárias na edição anterior, Clara Ferreira, tornou-se bolsista e a ação segue com mais uma voluntária engajada, Gabriella Pires Nobre. As ações que envolvem o trabalho atual foram apresentadas por elas na 10ª Mostra de Extensão do Ifal, que aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro, no Campus Satuba.

Diário de Classe

A revista nasceu como um projeto de extensão da Coordenação de Sociologia no Cefet-RJ, há sete anos, e tem como um de seus pilares o protagonismo estudantil na produção do conhecimento. “Os estudantes, e a juventude em geral, são atores sociais fundamentais, ativos, transformadores, críticos e atentos às questões do seu tempo. Ao contrário da visão de passividade, trazemos a riqueza do olhar dos estudantes nas mais diversas expressões, dos artigos acadêmicos aos poemas, contos, resenha etc”, traz um dos trechos do editorial da edição de outubro de 2025.

Com foco no ensino médio, o periódico é produzido por estudantes, aberto aos estudantes todas as redes de ensino e voltado, sobretudo, para eles. O objetivo é estimular a produção de conhecimento por meio da divulgação das experiências estudantis em projetos de extensão e iniciação científica, atividades realizadas em disciplinas, produções artísticas etc.

CLIQUE AQUI para conferir a edição atual com o artigo sobre o projeto do Ifal Penedo.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves