Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Agosto Lilás: exibição de Barbie promove diálogo sobre questões de gênero no Ifal Penedo
conteúdo

Notícias

Agosto Lilás: exibição de Barbie promove diálogo sobre questões de gênero no Ifal Penedo

Cine debate no mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher resulta de uma iniciativa da Assistência Estudantil
por Lidiane Neves publicado: 30/08/2024 14h35, última modificação: 30/08/2024 15h17

Na última quinta-feira, 29, o filme Barbie (2023) foi exibido em uma sessão especial no auditório do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo. Seguido de um bate-papo conduzido pela equipe de Assistência Estudantil da unidade de ensino, o cine debate atraiu discentes, em especial, alunas interessadas em conhecer o longa-metragem e discutir as questões de gênero por ele levantadas.

O evento ocorreu em referência ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. No convite à comunidade do Ifal Penedo, a coordenadora da Assistência Estudantil, Aline Santana, contextualizou a escolha do filme. “Ele é recente e aborda, de modo lúdico, assuntos que se relacionam, influenciam ou produzem violências contra as mulheres, como diferenças de gênero, privilégios masculinos, patriarcado, entre outros”.

 Com direção de Greta Gerwig, a produção norte-americana é estrelada por Margot Robbie e traz uma narrativa que vai além das expectativas tradicionais associadas à icônica boneca. De forma divertida e envolvente, o filme explora temas como a identidade feminina, o empoderamento das mulheres, a pressão dos padrões de beleza e os papéis das mulheres na sociedade contemporânea. No longa-metragem, a figura da Barbie se transforma em um símbolo de questionamento social, levantando discussões sobre feminismo, de maneira acessível para um público mais amplo.

A proposta foi que a exibição servisse como um ponto de partida para reflexões e diálogos mais profundos sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no dia a dia. Na roda de conversa que sucedeu a sessão especial, as estudantes participaram ativamente, compartilhando suas impressões. “Consideramos os dois momentos muito positivos. O filme, por si só, produz reflexões, e digo isso para pontuar que, mesmo para quem não ficou para o bate papo, acho que foi útil”, avaliou Aline sobre o impacto da ação no corpo discente formado, em sua maioria, por jovens meninas.

 “Na conversa que ocorreu depois, pudemos dialogar com elas sobre machismo e importância do feminismo para a sociedade na qual a gente vive. Conseguimos problematizar os padrões físicos e de comportamento aos quais somos submetidas, os tipos de masculinidade que são mais performados, e colocar que nem todos os homens precisam performar masculinidades tóxicas. Além disso, conseguimos abordar a importância da representatividade, ou seja, como é importante ver um filme abrangente como o da Barbie representando mulheres diversas”, destacou a coordenadora da Assistência Estudantil.

Além dela, participaram do cine debate a assistente social Dayse Caroline, a enfermeira Ana Raquel Carneiro e a técnica em enfermagem Maíra Andrade, que integram a equipe. A também ação contou com a colaboração da recepcionista terceirizada, Tamires Tavares, que construiu a caixa cenográfica da Barbie posicionada na entrada do auditório, para que o público pudesse tirar fotos, tal como aconteceu nas salas de cinema no ano passado, quando o filme foi lançado.