Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ações de extensão do Campus Penedo passam por avaliação parcial

Ações de extensão do Campus Penedo passam por avaliação parcial

publicado: 05/07/2017 12h33, última modificação: 05/07/2017 13h12
Exibir carrossel de imagens Apresentações ocorreram no auditório do campus e na sala de vídeo anexa.

Apresentações ocorreram no auditório do campus e na sala de vídeo anexa.

As ações de extensão desenvolvidas pelo Campus Penedo tiveram seus resultados parciais avaliados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), nessa terça-feira (4). Ao todo, foram apresentadas pelos estudantes bolsistas e voluntários 32 ações, entre projetos, programas e cursos.

Dentre os projetos, que somam 20 ações, boa parte está relacionada à educação ambiental e às práticas de sustentabilidade, tendo principalmente como público-alvo estudantes de diferentes faixas etárias de escolas da rede pública no município onde o campus encontra-se instalado. Há também iniciativas que trabalham diretamente com pessoas da comunidade. É o caso dos projetos orientados pelos professores Pablo Pinheiro e Gisele Oliveira, que alcançam, respectivamente, pescadores e feirantes.

Na modalidade programa, o Ifal Penedo desenvolve atualmente cinco ações: duas delas relacionadas ao Propeq (Simuladão Arte no Enem e Física Kid: a ciência da experimentação); o ArtIfal, que compreende a parte de música e teatro; o ProIfal, curso que prepara estudantes de escolas públicas para o Exame de Seleção; e o Minha Comunidade, programa que atua em quatro frentes de trabalho nas comunidades quilombolas Oiteiro e Tabuleiro dos Negros.

Quanto aos cursos, estão em andamento no campus sete iniciativas: Finanças Pessoais – Planejamento e Controle; Programação Web; Informática para Terceira Idade; Oratória; Produtos de Limpeza Caseiros e Sustentáveis; Desenvolvedor de Sistemas; e Gerenciamento de Testes e Avaliação no Desporto Escolar. Com cargas horárias diferentes, as aulas de todos os cursos começaram em junho e têm até o final de novembro para serem concluídas.

Devido ao número de ações, a avaliação parcial foi feita por duas bancas, cada uma com três membros e responsável por analisar 16 iniciativas. Entre os pontos avaliados, inclui-se a adequação da metodologia do projeto, programa ou curso aos objetivos propostos e o cumprimento do cronograma de atividades. “Esse é o momento em que temos um contato mais direto com as ações que, até então, só conhecíamos no papel. Assim, temos mais condições de decidir pela sua continuidade com sugestões de adequação ou não”, afirmou Heráclito Júnior, da equipe da Proex.

Sobre a qualidade das ações apresentadas, Tâmara Silva, membro de uma das bancas e coordenadora de Extensão do Campus Satuba, ressaltou que as atividades desenvolvidas pelo Campus Penedo estão bem enquadradas e que devem continuar para gerar efeito local. “São ações que realmente merecem receber o apoio institucional da Extensão e que deveriam, inclusive, ser multiplicadas para outras unidades do Ifal”, concluiu.

Antes de se reunirem para finalizar os pareceres da avaliação, os integrantes das bancas assistiram à apresentação de percussão corporal feita por estudantes que integram o programa ArtIfal. O grupo aproveitou a oportunidade para mostrar um pouco do que vem aprendendo nas aulas de Teoria Musical, sob a orientação do professor Sueudo Fernandes.

Para conferir mais fotos da avaliação parcial, acesse a página do Ifal Penedo no Facebook.