Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ação educativa aborda prevenção da gravidez na adolescência com turmas dos cursos integrados

Equipe de enfermagem do Ifal Penedo levou para sala de aula conscientização sobre saúde sexual e reprodutiva
por Lidiane Neves publicado: 25/09/2024 17h10, última modificação: 25/09/2024 17h27

A Assistência Estudantil do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo concluiu, neste mês de setembro, o cronograma de uma ação educativa voltada à prevenção da gravidez na adolescência. Conduzida desde agosto pela equipe de enfermagem nas salas de aula de cada turma, a iniciativa alcançou estudantes do 1º ao 3º ano dos cursos técnicos de Meio Ambiente e Química, na modalidade integrada ao ensino médio.

Para a realização da atividade, a enfermeira Ana Raquel Carneiro e a técnica Maira Marques contaram com a colaboração das professoras de Biologia, Cibele Tiburtino e Dannielle Lima, que cederam o horário de suas aulas nas turmas em que ministram a disciplina. “A ideia foi que, além de nos escutarem, os estudantes se sentissem à vontade para perguntar. Geralmente, quando fazemos essas ações educativas em ambientes como o auditório ou a área de convivência, eles ficam mais tímidos. Na sala de aula, entre os próprios colegas, o papo flui mais”, justificou Maira Marques, ao explicar que o tema é abordado de forma recorrente e que a novidade está no formato.

Entre os assuntos levantados durante a atividade, as servidoras falaram sobre as transformações físicas e emocionais provocadas pela puberdade, o funcionamento do sistema reprodutor e os riscos e responsabilidades envolvidos na sexualidade, desconstruindo, inclusive, o senso comum de que apenas as mulheres devem se preocupar com a prevenção da gravidez. “O diálogo com os meninos foi bastante satisfatório, e também fizemos uma dinâmica para comprovar que, diferente do que muitos pensam, não há perda de sensibilidade com o uso da camisinha”, destacou a técnica em enfermagem.

A enfermeira Ana Raquel enfatizou que o foco da abordagem não foi “ter ou não” vida sexual ativa, mas sim garantir o acesso a informações corretas para fazer escolhas conscientes e seguras, prevenir infecções sexualmente transmissíveis (IST) e assegurar direitos reprodutivos, de maneira saudável, livre de violência e discriminação. A ação também destacou o impacto da gravidez precoce nos estudos e nas oportunidades de vida, reforçando a importância da prevenção e do acesso à informação.

Na ocasião, foram apresentados alguns dos métodos contraceptivos, como pílulas anticoncepcionais, dispositivos intrauterinos (DIU) e preservativos. Para essa explanação, as servidoras da Assistência Estudantil contaram com o apoio da enfermeira da Rede Municipal de Saúde de Penedo, Cláudia Andressa. “Nas semanas em que estivemos em sala de aula, a profissional nos cedeu uma pasta com os contraceptivos que o SUS [Sistema Único de Saúde] disponibiliza à população, entre eles o DIU de cobre, o diafragma com gel espermicida, a pílula anticoncepcional oral, o anticoncepcional injetável para uso de 30 e 90 dias, além dos preservativos masculino e feminino”, detalhou a técnica Maira.

Atividade em sala de aula aconteceu em parceria com as professoras da disciplina de Biologia e alcançou todas as turmas dos cursos técnicos integrados.De acordo com a professora Cibele Tiburtino, assuntos relacionados à prevenção da gravidez na adolescência e algumas ISTs são trabalhados na ementa de Biologia, quando o sistema reprodutor é abordado. “Mas ter uma aula em conjunto com a equipe de enfermagem, trabalhando exclusivamente esse conteúdo, foi maravilhoso e muito enriquecedor”, disse a docente, ressaltando o fato de cada encontro incluir no diálogo os efeitos da gravidez na adolescência, para além do corpo e da vida escolar, e a responsabilidade dos meninos na prevenção da gravidez e em uma possível gestação.

“O encontro foi uma troca, na qual os alunos seguiram tirando as dúvidas e trazendo curiosidades. A escola desempenha um importante papel nessa prevenção da gravidez na adolescência, pois educação é o caminho para uma vida sexual saudável e responsável”, concluiu Cibele.