Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ação coletiva resulta em garantia de transporte gratuito para alunos que residem em Piaçabuçu

Deslocamento diário será custeado pela prefeitura; para facilitar a logística, Ifal autorizou a transferência de turno dos estudantes
por Lidiane Neves publicado: 16/08/2022 13h30, última modificação: 16/08/2022 13h30

A partir desta quarta-feira, 17, alunos que residem em Piaçabuçu e estudam durante o dia no Ifal Penedo poderão contar com o transporte escolar gratuito. A garantia foi dada pela Secretaria de Educação daquele município, após reunião ocorrida na semana passada com estudantes, seus responsáveis legais, representante do Poder Legislativo local e Direção-Geral do campus.

Desde o início do ano letivo de 2022, os 34 discentes matriculados nos cursos técnicos integrados apresentavam dificuldades diárias de deslocamento até a unidade de ensino. O problema afetava todos os alunos dos turnos manhã e tarde, já que o transporte escolar custeado pela Prefeitura de Piaçabuçu até Penedo somente contemplava quem estuda na cidade à noite.

Na tentativa de encontrar uma solução e evitar a evasão escolar, a Direção-Geral do campus intercedeu pelos estudantes, estabelecendo diálogos com o poder público de Piaçabuçu (Executivo e Legislativo). Para facilitar a concessão do transporte, o Ifal permitiu a transferência, para o turno matutino, dos nove alunos matriculados nas turmas vespertinas.

Além do deslocamento gratuito de segunda a sexta-feira pela manhã, a Secretaria Municipal de Educação se comprometeu em garantir o transporte desses estudantes até o Campus Penedo nos dias de aulas no contraturno (terça, quarta e quinta à tarde).