Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Aluna do Ifal Penedo é selecionada e participa de acampamento científico internacional

Evento foi composto por instituições acadêmicas renomadas do Brasil e dos EUA nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática
publicado: 29/01/2024 07h34, última modificação: 29/01/2024 07h34

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

A aluna Samara Helen Rocha Ferreira dos Santos, do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, foi selecionada entre estudantes de todo o Brasil para participar do Etapa SigmaCamp 2024, um programa de acampamento científico internacional imersivo nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM ou, em inglês, STEM). Criado nos Estados Unidos da América (EUA) por cientistas, o evento inédito no Brasil aconteceu entre os dias 13 e 20 de janeiro, no Centro de Educação Etapa, na cidade de Valinhos (SP).

Ao todo, foram selecionados para participar 60 jovens de 14 a 16 anos no programa científico. A aluna do Ifal Penedo, Samara Santos, explicou que só conseguiu viajar até o evento por causa do campus. Ela foi acompanhada por mais 10 estudantes de outras instituições educacionais de Alagoas. “O deslocamento até [o estado de] São Paulo foi possível graças a ajuda de custo do Ifal Penedo, que disponibilizou as diárias para a compra da passagem. O hotel e demais custos da viagem foram disponibilizados pelo colégio Etapa”, afirmou a estudante de 16 anos.

Samara continuou contando o que sentiu com relação a sua participação no evento: “A experiência foi emocionante! Conhecer pessoas tão comprometidas com o estudo na área de exatas e professores prestativos, vindos das melhores universidades do mundo, fez com que minha visão a respeito das áreas STEM crescesse bastante. O que eu achei de mais interessante [no evento] foi a forma como todos os alunos e professores interagiram juntos para fazer com que o SigmaCamp 2024 fosse o mais incrível possível. Além disso, o cooperativismo entre equipes foi notável”, disse a aluna do 1º ano do curso técnico em Química integrado ao ensino médio.

De acordo com Samara, o evento foi composto por vários minicursos, palestras, workshops, oficinas, torneios, jogos e atividades recreativas realizadas em equipes nas dependências do colégio Etapa e do Hotel Valinhos Plaza, onde os estudantes e professores ficaram hospedados. Durante a semana, Samara assistiu a palestras feitas por docentes universitários, pós-doutorandos e discentes de pós-graduação de renomadas instituições acadêmicas do Brasil e dos EUA, além de profissionais de destaque na área de CTEM.

Entre as instituições acadêmicas palestrantes do Brasil, estavam presentes a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Ilum Escola de Ciência/Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Entre as dos Estados Unidos, estavam inclusas as universidades de Stanford, Harvard, do Sul da California (USC), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e Stony Brook. “Esses palestrantes dão aulas de Matemática, Física, Biologia, Química e Ciências da Computação, desafiando estudantes a testarem seus conhecimentos nas respectivas áreas”, afirmou Samara, que já ganhou uma menção honrosa na edição de 2023 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

A aluna de Química também teve a oportunidade de se envolver com os outros participantes em atividades intelectualmente desafiadoras, explorando investigações e fenômenos científicos complexos. Ela contou que durante as ações “os alunos foram separados em seis equipes, em que cada equipe competia individualmente nos torneios e a cada rodada elas acumulavam pontos. No último dia de evento, houve a “Grand Unification” (Grande Unificação), em que as equipes competiram umas com as outras para decidir a vencedora dos torneios. Após todas essas atividades, houve a cerimônia de encerramento, onde cada equipe fez uma apresentação coletiva para encerrar o evento”, explicou.

A participação no Etapa SigmaCamp 2024 aconteceu por iniciativa da própria aluna. É o que fala a professora do Ifal Penedo, Janiely Maria da Silva: “ajudei apenas com os detalhes burocráticos”, disse ela. O acampamento científico acontece anualmente desde 2012, somente como SigmaCamp. Todas as edições presenciais anteriores tinham ocorrido apenas no seu país de origem e uma virtual em 2020. Essa é a primeira vez que o evento ocorreu fora dos EUA e em terras brasileiras. Para participar da edição deste ano, os estudantes tiveram que participar de uma seleção.

ETAPA SIGMACAMP 2024 (3).jpgSamara falou que ficou sabendo sobre o programa por professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – Campus A.C. Simões (Maceió), onde ela faz parte de um projeto para a formação de talentos nas áreas de exatas, chamado Novo Ensino Suplementar (NES), que tem o objetivo de reunir os melhores estudantes do ensino médio de Alagoas para continuarem os estudos nas melhores universidades do mundo. “Eu fui informada que a Ufal estava em parceria com o colégio Etapa para a realização do Etapa SigmaCamp. Então, eu me inscrevi no processo seletivo. Foram seis questões dissertativas das áreas STEM e um teste de inglês com 60 questões objetivas”, explicou a estudante.

(*) Sob supervisão de Lidiane Neves