Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Abertas inscrições para monitoria remunerada no Napne Penedo

Abertas inscrições para monitoria remunerada no Napne Penedo

Edital de seleção contempla uma vaga com bolsa mensal de R$ 700,00; interessados devem se inscrever até quinta-feira, 19
por Lidiane Neves publicado: 17/09/2024 09h23, última modificação: 17/09/2024 13h54

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo lançou EDITAL DE SELEÇÃO com a oferta de uma vaga de monitoria. A atividade é remunerada com bolsa mensal no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) para uma carga horária semanal de 15 horas. Os estudantes interessados devem se inscrever até quinta-feira, 19, na recepção do campus, mediante o preenchimento da FICHA DE INSCRIÇÃO.

Para participar da seleção, são requisitos estar regularmente matriculado em um dos cursos presenciais de nível médio ou superior ofertados pelo campus e ter média geral maior que 6,0 no histórico escolar. Caso o aluno seja do técnico integrado (Meio Ambiente ou Química), é necessário estar cursando a partir do 2º ano.

Os candidatos também não podem ter vínculo empregatício de qualquer natureza ou ser beneficiado por bolsa de pesquisa, extensão, estágio ou similar, exceto os auxílios concedidos pela Assistência Estudantil. A regra vale para o período de vigência da bolsa, que será de outubro a dezembro de 2024, podendo ser prorrogada de acordo com a disponibilidade orçamentária e a avaliação do Napne.

Etapas seletivas

A seleção será feita em duas etapas: prova escrita e entrevista. A primeira ocorrerá no dia 23 de setembro, quando os candidatos deverão escrever um texto dissertativo-argumentativo, de no máximo 30 linhas, sobre a seguinte temática: “Desafios para a construção de uma educação inclusiva na contemporaneidade”. A redação será avaliada com base nos seguintes critérios: adequação à norma-padrão da Língua Portuguesa; coerência e coesão; capacidade argumentativa; e adequação às questões abordadas pelo Napne.

Os autores das cinco redações mais bem pontuadas serão convocados para a entrevista, que será feita individualmente por membros do Napne. O objetivo dessa fase é conferir a afinidade do candidato com o trabalho desenvolvido pelo núcleo. A divulgação do resultado da prova escrita com prazo para recursos e convocação para entrevista ocorrerá entre os dias 25 e 26 de setembro. O cronograma completo do processo seletivo com as datas das fases seguintes está disponível no item 7 do edital.

Sobre o Napne

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas configura-se como um setor propositivo e consultivo que media a educação inclusiva no âmbito do Ifal. Conforme consta na RESOLUÇÃO Nº 45/2014/CONSUP/IFAL, consideram-se pessoas com necessidades específicas todas aquelas com necessidades educacionais que se originam de deficiências, altas habilidades/superdotação, transtornos globais do desenvolvimento ou outros transtornos de aprendizagem. Trata-se de alunos com deficiência ou que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que, em interação com diversas barreiras, podem restringir sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.