Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Abertas inscrições para monitoria de ensino remunerada com 19 vagas

Abertas inscrições para monitoria de ensino remunerada com 19 vagas

Edital lançado estabelece inscrições até 24/03 para estudantes do ensino técnico e superior do Ifal Penedo
publicado: 14/03/2023 06h26, última modificação: 14/03/2023 06h41

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo lançou o edital de seleção de estudantes para preenchimento de vagas do Programa de Monitoria de Ensino 2023 (CLIQUE AQUI). A oferta é de 19 vagas para 12 disciplinas. As inscrições começam nesta terça-feira, 14, e vão até o dia 24 de março, na recepção, entre 9h e 12h, 13h e 17h ou 19h e 20h.

As disciplinas com vagas para monitores são: Biologia, Cálculo A, Desenho Técnico, Física, Físico-química, Matemática, Mecânica dos Fluídos, Microbiologia Industrial, Informática, Química Analítica, Química Geral e TBLA - Experiências Básicas de Laboratório. A seleção é destinada aos alunos do Ifal Penedo, que cursam a partir do 2º ano ou período dos cursos técnicos (integrado ou subsequente) e do curso superior em Química Industrial. Porém, somente pode concorrer às vagas quem já cursou a disciplina de interesse e se adequa às condições gerais descritas no item 1 do edital.

Para participar, deve-se preencher e entregar, dentro do prazo informado, a ficha de inscrição disponível impressa na própria recepção e em arquivo PDF no edital (ANEXO 1). Também é necessário apresentar a cópia do RG e CPF, histórico escolar relativo ao ano letivo até 2022 (em que conste a respectiva média geral do curso e média final obtida na disciplina a que o candidato concorre) e comprovante de matrícula com a data atual da realização da matrícula, emitido pela Coordenação de Registro Acadêmico (CRA) do Campus Penedo.

A bolsa de monitoria é no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais para uma carga horária semanal de 15 horas, no turno contrário em que o estudante esteja matriculado. A maioria das disciplinas tem vagas disponíveis nos turnos matutino e vespertino. No entanto, algumas possuem somente para um dos dois períodos. Veja a disponibilidade dos turnos no quadro 1 do item 3 do edital.

Processo seletivo

A seleção será feita em duas etapas: uma prova escrita e/ou prática, a depender da disciplina, e a entrevista, conforme o item 6 do edital. A prova escrita está marcada para o dia 29 de março, das 14h às 16h. Ela será composta por até 10 questões e terá duração de até duas horas, sem consulta. O candidato precisa obter no mínimo sete pontos para estar habilitado à próxima fase da seleção. Os conteúdos a serem cobrados estão descritos nas páginas 11, 12 e 13 do edital.

O início da monitoria está previsto para o dia 19 de abril e terá a duração de nove meses. Mas, no mês do recesso acadêmico, os monitores receberão metade do valor da bolsa (R$ 200,00), referente a 15 dias de atividades. Ao término da monitoria de ensino, serão emitidos certificados e as horas poderão ser computadas como atividades complementares ou como prática profissional, após avaliação da coordenação ou do colegiado de curso.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves