Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Abertas inscrições para concurso de redação com tema do Dia Mundial do Meio Ambiente

Iniciativa integra as atividades alusivas ao 5 de junho no Ifal Penedo, mas texto deverá ser escrito no dia 25 de maio
por Lidiane Neves publicado: 19/05/2023 08h54, última modificação: 19/05/2023 08h54

A comissão organizadora das atividades que celebrarão o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), no Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, lançou um concurso de redação voltado para todos os estudantes matriculados na unidade de ensino. Com o tema “Sugerindo alternativas para o meio ambiente evitando o uso do plástico”, a produção do texto dissertativo está marcada para a próxima quinta-feira, 25, das 10h às 11h, na sala de vídeo.

As inscrições estarão abertas até terça-feira, 23, por meio do link: https://forms.gle/8cLsGc7L7UG5fQNJ9. Haverá certificado de participação para todos os inscritos e brindes para os autores das três melhores redações, que deverão ler seus textos no encerramento da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, marcada para as 17h do dia 5 de junho, no Ifal Penedo.

Os textos poderão ter entre 8 e 30 linhas e serão avaliados com base em cinco critérios: domínio da norma culta da língua escrita; compreensão da proposta de redação, com a aplicação dos conceitos de diferentes áreas do conhecimento; seleção e organização das informações; demonstração do conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os Direitos Humanos.

“É uma oportunidade para enriquecer o currículo. Na página 33 do livro didático de inglês [utilizado pelas turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio], há nove dicas que os alunos podem usar na redação do concurso”, sugere o professor de Língua Inglesa, Josenildo Neto, que integra a comissão organizadora do evento.

As atividades planejadas para celebrar o Dia do Meio Ambiente no Campus Penedo incluem palestras, oficinas, minicursos, rodas de conversa, exposições e exibição de vídeos com debates. Algumas delas contam com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh Penedo). Os detalhes ainda estão sendo definidos e, em breve, a comunidade terá acesso à programação completa.