Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Abertas inscrições de vestibular complementar para ingresso no curso de Química Industrial do Ifal Penedo
conteúdo

Notícias

Abertas inscrições de vestibular complementar para ingresso no curso de Química Industrial do Ifal Penedo

Para concorrer às vagas remanescentes da graduação, é preciso ter participado de uma das edições do Enem, a partir de 2019
publicado: 21/03/2024 10h45, última modificação: 26/03/2024 11h01

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) lançou o edital do Vestibular Complementar 2024 para ingresso no curso de bacharelado em Química Industrial ofertado pelo Campus Penedo (CLIQUE AQUI). A seleção visa ao preenchimento de 16 vagas remanescentes. As inscrições começaram nesta quinta-feira, 21, e devem ser realizadas até domingo, 24, de forma on-line e gratuita, pelo site exame.ifal.edu.br.

Para participar do processo seletivo, os interessados precisam ter concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula no curso e ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2019. A nota do Enem utilizada na inscrição será critério de classificação dos candidatos e posterior convocação para a matrícula, obedecendo-se a ordem decrescente da média geral de notas e o tipo de concorrência dos inscritos (cotas).

No ato de inscrição, caso seja o primeiro acesso na página do Exame de Seleção, é necessário primeiro clicar na opção < Fazer cadastro > para depois se inscrever no processo seletivo desejado. Vale ressaltar que todos os dados informados, bem como sua checagem antes de concluir a inscrição, são de inteira responsabilidade do candidato. Todas as informações sobre como se inscrever estão detalhadas no item VIII (8) do edital, que deve ser lido na íntegra com atenção.

A documentação a ser anexada no ato de inscrição inclui: 1) frente e verso do documento oficial com foto; 2) frente e verso do histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente (na ausência do histórico, deve-se apresentar uma declaração de conclusão emitida pela escola); 3) boletim impresso de comprovação de participação de uma das edições do Enem, a partir de 2019, onde constem todas as notas obtidas nas cinco provas que compõem o exame (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Redação.

Encerrada a etapa de inscrição, o Ifal publicará a relação preliminar de inscrições deferidas e indeferidas em 25 de março, com o prazo até o dia seguinte, 26, para interposição de recursos. Na fase de recursos, os candidatos indeferidos terão a chance de, na própria página onde se inscreveram, corrigir o motivo do indeferimento, anexando os documentos corretos.

O resultado da análise dos recursos será divulgado em 27 de março. O resultado preliminar do processo seletivo, com a lista de classificados e suplentes, será lançado no dia 28 do mesmo mês. Já o edital de heteroidentificação, para validação da autodeclaração étnico-racial dos candidatos, sairá no dia 29 de março. O resultado final e o edital de matrícula estão previstos para serem divulgados em até dois dias úteis após o resultado da heteroidentificação.

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, é possível entrar em contato com o Departamento de Seleção de Ingressos do Ifal por e-mail: dsi.copes@ifal.edu.br. Os canais oficiais de comunicação do Campus Penedo também estão à disposição para esclarecimento de possíveis dúvidas, sendo eles o e-mail (comunicacao.penedo@ifal.edu.br) e o perfil no Instagram (@ifalpenedo).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o curso superior em Química Industrial.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves