Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Obmep: locais da 2ª fase para estudantes do Ifal Penedo incluem Igreja Nova e Piaçabuçu

Unidade de ensino participará da competição nacional, neste sábado, 19, com 27 classificados; confira orientações
por Lidiane Neves publicado: 18/10/2024 16h34, última modificação: 18/10/2024 16h34

A segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) será realizada neste sábado, 19, e o Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo participará da competição nacional com 27 estudantes classificados. O horário marcado para início da prova é 14h30, nos locais divulgados pelos organizadores.

Do total de alunos aptos para esta etapa, 24 farão a prova na Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, em Penedo; dois deverão se dirigir à Escola Municipal Frei Arnaldo Motta e Sá, localizada em Igreja Nova; e um realizará o certame na Escola Estadual Correia Titara, em Piaçabuçu. CLIQUE AQUI e confira a lista completa.

Os estudantes deverão apresentar-se munidos de documento de identificação oficial com foto, lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta. A realização da prova terá início rigorosamente no horário estabelecido. Conforme o regulamento da 18ª Obmep, fica estipulada a tolerância para o atraso de, no máximo, 20 minutos do início da prova, ainda que seja um único participante.

Os estudantes terão até três horas para responder seis questões discursivas, valendo até 20 pontos cada, totalizando 120 pontos. Para os alunos com necessidades especiais ou que precisarem de auxílio, o tempo concedido será de quatro horas. Em caso de atraso por parte do candidato, esse tempo será descontado do tempo total de prova, não alterando a duração máxima estabelecida. As respostas da prova podem ser feitas à caneta ou a lápis, mas sempre com letra legível.

Não será permitido ingressar na sala com livros ou qualquer material impresso e dispositivos eletrônicos como calculadoras, telefones celulares, tablets, relógio e fones de ouvido, entre outros, sob pena de desclassificação. Tais objetos deverão ser guardados no envelope fornecido pelo aplicador. Todas as orientações sobre o que é permitido ou proibido durante a aplicação da prova devem ser conferidas no item 5.4 do REGULAMENTO.

Resultado

A correção das provas da segunda fase é de responsabilidade exclusiva do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), sendo realizada em duas etapas: correção regional, que abrange o total de provas realizadas por região, sendo 71 regiões no território nacional; e correção nacional, que abrange o número de provas correspondente ao dobro do número total de medalhas a serem distribuídas, de acordo com os critérios de premiação.

O gabarito será publicamente disponibilizado no site www.obmep.org.br em até 30 dias úteis após a realização do certame. A divulgação dos premiados está prevista para 20 de dezembro. A Obmep é uma realização do Impa, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida majoritariamente com recursos oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).