Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > 2ª Cienitec: Campus Penedo recebe unidade móvel do Hemoar

2ª Cienitec: Campus Penedo recebe unidade móvel do Hemoar

publicado: 17/10/2017 17h52, última modificação: 18/10/2017 13h02

A cerimônia oficial de abertura somente aconteceu no período da tarde, mas a 2ª Semana de Ciência, Inovação e Tecnologia (Cienitec) começou nesta terça-feira (17), com a presença da unidade móvel do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), no Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, desde as 8h30 da manhã.

A parceria entre as instituições resultou no cadastramento e coleta de sangue de cerca de 70 pessoas que se voluntariaram como doadoras. A ação contou não só com a participação da comunidade interna (estudantes e pessoas que trabalham no campus), como também do público externo. Uma dessas pessoas, foi o morador de Penedo, José Genildo dos Santos, de 46 anos. Assim que soube da presença do Hemoar, reservou sua manhã de terça-feira para comparecer ao Ifal. “O que me motiva é a solidariedade e colaboro sempre que possível. Doar sangue é vida”, disse o voluntário.

Foram cadastradas todas as pessoas que atendiam aos requisitos básicos para doação, entre eles, idade entre 16 e 69 anos (menores somente em companhia da mãe, pai ou responsável legal), peso mínimo de 50 kg e apresentação de documento oficial de identidade com foto. A partir daí, foi necessário fazer o exame hematológico para detectar a ocorrência de anemia e passar por avaliação médica para confirmar sua aptidão. “De cada pessoa voluntária considerada apta, coletamos 400 ml de sangue, procedimento que dura em torno de 15 a 20 minutos”, explicou a assistente social da equipe do Hemoar, Edileide Bidart.

A ação no Campus Penedo se estendeu até o período da tarde. Segundo Edileide, a unidade móvel pode ser solicitada por qualquer instituição pública, empresa privada ou pessoas da sociedade civil. “Nós nos deslocamos com toda nossa equipe para executar o serviço e, como contrapartida, solicitamos apenas o fornecimento de alimentação para nossos profissionais”, informou, acrescentando que a equipe itinerante é formada por dois motoristas, um eletricista, duas auxiliares de serviços diversos (copa e limpeza), duas auxiliares administrativas, uma assistente social, cinco técnicas em enfermagem, duas enfermeiras e uma médica.