Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > 1ª fase da Obmep: aplicação da prova no Ifal Penedo acontece às 8h de terça-feira, 7

Todos os alunos matriculados em qualquer série dos cursos técnicos integrados estão inscritos para participar
por Lidiane Neves publicado: 02/06/2022 15h18, última modificação: 02/06/2022 15h18

Estudantes de todo o país se preparam para na próxima terça-feira, 7, participar da primeira fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). No Ifal Penedo, a prova será aplicada a partir das 8 horas e terá a duração máxima de 2h30, exceto para estudantes com necessidades especiais que precisarem de auxílio para a realização da mesma.

Todos os alunos regularmente matriculados em qualquer série dos cursos técnicos integrados ao ensino médio estão automaticamente inscritos para participar. A prova será composta por 20 questões de múltipla escolha, valendo um ponto cada. Junto com o caderno de perguntas, os participantes receberão um cartão-resposta, no qual deverão preencher todos os dados solicitados em letra de forma de maneira legível e indicar se desejam participar da 2ª fase, caso venham a ser selecionados.

A classificação para a fase seguinte ocorrerá com base na ordem decrescente de pontuação. Ou seja, serão selecionados aqueles que obtiverem as maiores notas na prova objetiva, até que se preencha o total de vagas disponível para cada escola, conforme os critérios descritos no regulamento. No caso do Ifal Penedo, cujos alunos concorrem no nível 3 (ensino médio), as vagas para a 2ª fase somam 31. A divulgação da lista está prevista para 2 de agosto, e a dos locais de provas para o dia 30 do mesmo mês, exclusivamente no site www.obmep.org.br. Já a aplicação do certame está marcada para o dia 8 de outubro.

17ª edição da Obmep

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida majoritariamente com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo Impa com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC).

Entre os objetivos, estão o de identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas, estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

A cada ano, a Obmep escolhe um tema e o desta edição é a Semana de Arte Moderna, evento que representou um marco histórico na cultura brasileira e que completa 100 anos neste 2022. O festival, realizado em 1922 no Theatro Municipal de São Paulo, é reconhecido por romper com as expressões artísticas mais predominantes à época. A homenagem ao centenário do evento pretende trazer à tona a relação da matemática com a arte, capaz de introduzir a disciplina de uma forma lúdica e atraente.