Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > 18ª Obmep: 27 alunos do Ifal Penedo estão classificados para 2ª fase da Olimpíada de Matemática

Aplicação do exame acontecerá no dia 7 de outubro, às 14h30; professora dá dicas sobre como se preparar
publicado: 04/08/2023 18h15, última modificação: 04/08/2023 18h21

Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo) e Lidiane Neves

A lista de classificados para a segunda fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foi divulgada esta semana, e a relação por escola traz os nomes de 27 estudantes do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo (CLIQUE AQUI para conferir). Eles integram o grupo de participantes do nível 3, formado por alunos matriculados em qualquer série do ensino médio.

A aplicação do exame da segunda e última etapa da Obmep acontecerá no dia 7 de outubro, às 14h30 (horário de Brasília). Os locais de prova serão divulgados no final deste mês, dia 31, exclusivamente no site www.obmep.org.br. Os estudantes terão até três horas para responder as seis questões discursivas, que valem até 20 pontos cada. No caso de alunos com necessidades especiais, que demandarem auxílio, a duração será maior.

Nessa 18ª edição, cerca de 300 alunos do Ifal Penedo fizeram a prova da primeira fase ocorrida em maio. A competição envolve os discentes do 1º ao 3º ano dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Química integrados ao ensino médio. De acordo com o calendário da Obmep, a divulgação dos premiados ocorrerá em 20 de dezembro. Na edição do ano passado, cinco estudantes do campus receberam certificado de menção honrosa.

A professora de Matemática do Ifal Penedo, Janiely Silva, sugere que os selecionados para a segunda fase se preparem para o exame por meio dos conteúdos disponibilizados no próprio site da olimpíada. Na seção “Material Didático”, é possível acessar provas e soluções, banco de questões, simulados, apostilas do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) e vídeos com aulas e exercícios do canal Portal da Matemática no YouTube.

Importância da Obmep

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida majoritariamente com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo Impa com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC).

Entre os objetivos, estão o de identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas, estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. “É uma olimpíada que, a cada ano, vem melhorando no quesito premiações e acesso a oportunidades educacionais, além de todo o estímulo ao interesse pela área e ao desenvolvimento de habilidades matemáticas que a Obmep proporciona”, destaca a professora Janiely.

“Alguns programas nas instituições de ensino, por exemplo, consideram o desempenho na Obmep como critério de seleção para bolsas de estudos, para programas de iniciação científica e outras oportunidades educacionais. Então, os alunos que se destacam, que obtém esse reconhecimento, eles recebem certificados, prêmios e ainda tem todo esse acesso a oportunidades para o ensino superior”, completa, citando o Encontro do Hotel de Hilbert.

A docente se refere à iniciativa da Obmep inspirada no paradoxo do infinito do matemático alemão David Hilbert. O encontro acontece anualmente, reunindo os alunos com melhor desempenho acadêmico no Programa de Iniciação Científica Jr., destinado a medalhistas da olimpíada. O objetivo é proporcionar uma imersão no mundo da Matemática, durante quatro dias, por meio de aulas, atividades e desafios. A última edição aconteceu em Florianópolis (SC).

Tema 2023

A cada ano, a Obmep escolhe um tema e o da 18ª edição é uma homenagem ao bicentenário do naturalista, geógrafo, antropólogo e biólogo Alfred Russel Wallace. O britânico, nascido em 1823, viajou pelo Brasil, entre 1848 e 1852, coletando espécimes de animais na Floresta Amazônica. Em 1858, junto com Darwin, apresentou à Sociedade Linneana de Londres a teoria da seleção natural que mudou nossa compreensão do mundo.