Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Ensino > Cursos > Técnicos Integrados > Meio Ambiente
conteúdo

Técnico em Meio Ambiente - Campus Penedo

O/A concluinte no Curso Integrado em Meio Ambiente coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Elabora relatórios e estudos ambientais. Propõe medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados. Executa sistemas de gestão ambiental. Organiza programas de Educação ambiental com base no monitoramento, correção e prevenção das atividades autrópicas, conservação dos recursos naturais através de análises prevencionista. Organiza redução, reuso e reciclagem de resíduos e/ou recursos utilizados em processos. Identifica os padrões de produção e consumo de energia. Realiza levantamentos ambientais. Opera sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos. Relaciona os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente. Realiza e coordena o sistema de coleta seletiva. Executa plano de ação e manejo de recursos naturais. Elabora relatório periódico das atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais de um processo, indicando as conseqüências de modificações. Poderá ter atuação em Instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão rural. Estações de tratamento de resíduos. Profissional autônomo. Empreendimento próprio. Empresas de licenciamento ambiental. Unidades de conservação ambiental. Cooperativas e associações.

 

Modalidade

Técnico Integrado

Presencial

Turno

Diurno

Carga horária

3.433 horas

Duração

03 (três) anos

Vagas (1ª entrada; 2ª entrada)

36 (trinta e seis) vagas

Classificação Brasileira de Ocupações

311505-Técnico de controle de meio ambiente; 311520-Técnico em tratamento de efluentes; 311515-Técnico de utilidade (produção e distribuição de vapor, gases, óleos, combustíveis, energia).

Fale com a coordenação

Nome do coordenador: Tiago de Moraes Lenz

E-mail institucional da coordenação: meioambiente.penedo@ifal.edu.br

Telefone da coordenação: 2126-6410

Currículo lattes do coordenador: http://lattes.cnpq.br/5224513071668770

Forma de acesso ao curso

O acesso ao Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio será realizado por meio de processo seletivo aberto ao público, a candidatos que tenham concluído a última etapa do ensino fundamental ou equivalente.

Pré-requisito para ingressar no curso

Ter o ensino fundamental completo.

 

Documentos

PPC - Plano Pedagógico do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio.