Recursos do campus
Relatório Quadrimestral – IFAL Campus Palmeira dos Índios - 1º Quadrimestre 2019
O presente relatório demonstra a Proposta Orçamentária inicial do Campus e seus ajustes até a data de 30 de abril de 2019
Acesse AQUI o relatório da Execução Orçamentária (1º quadrimestre - janeiro a abril de 2019).
Definições Importantes:
Estágios da Despesa Pública:
Empenho - é o primeiro estágio da despesa e pode ser conceituado como sendo o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado a obrigação de pagamento, pendente ou não, de implemento de condição.
Liquidação - é a comprovação de que o credor cumpriu todas as obrigações constantes do empenho. A finalidade é reconhecer ou apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, a importância exata a pagar e a quem se deve pagar para extinguir a obrigação.
Pagamento - consiste na entrega de numerário ao credor do Estado, extinguindo dessa forma o débito ou obrigação.
Despesas de Custeio Básico - Despesas essenciais para o funcionamento e manutenção da infraestrutura de todos os Campi do IFAL, e que ao mesmo tempo não possuem correlação exclusiva com as atividades acadêmicas da unidade. Ex.: Energia Elétrica, Água e Esgoto, Funcionários Terceirizados.
Despesas Comuns - Despesas consideradas como de uso habitual mas que em caso de indisponibilidade não impediriam o funcionamento do Campus. Ex.: Material de Expediente, Diárias e Passagens, Custeio de capacitação de servidores.
Despesas Específicas - Despesas consideradas como de uso próprio e destinadas a atender uma demanda peculiar de determinado Campus. Ex.: Aquisição de Utensílios de Cozinha; Serviço de Limpeza de Poços Artesianos; Aquisição de Ração.
Fonte: STN e Comissão FORDAP de Gestão Orçamentária/Ifal.