Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > O Campus > História

História

por Acássia Deliê publicado 11/03/2019 17h11, última modificação 06/02/2023 23h02

Em 02 de agosto de 1993, chegavam os primeiros servidores para aquela que na ocasião era chamada de Escola Técnica Federal de Alagoas (ETFAL). À época, Palmeira dos Índios passou a ganhar um centro de educação que beneficiaria não apenas os jovens do município, mas toda a comunidade, através da oferta dos cursos técnicos em Edificações e Eletrotécnica.

O 09 de agosto de 1993 marca a data das aulas inaugurais dos respectivos cursos. Os anos se passaram e a oferta de cursos tornou-se ser cada vez maior. De ETFAL, passou a ser denominado como Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (CEFET-AL). Em 2008, através da Lei nº 11.892/08, foram criados os Institutos Federais. Atualmente, fazem parte da grade dos cursos da instituição os técnicos integrados em: Edificações, Eletrotécnica e Informática; o subsequente em Segurança do Trabalho; os superiores em Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Sistemas Elétricos, além dos cursos a distância (EaD): Ciências Biológicas e Letras – Português.

Atualmente, o campus Palmeira dos Índios é reconhecido nacionalmente e internacionalmente, através do trabalho desenvolvido em conjunto pelos professores, técnicos administrativos e terceirizados. O Ifal Palmeira ultrapassou fronteiras percorrendo países como Grécia, Portugal, França, Inglaterra, Estados Unidos, ao mostrar as pesquisas desenvolvidas na instituição.

Confira o vídeo institucional do campus abaixo: