Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Jogos Internos do Ifal Palmeira têm início nesta segunda, 09

Jogos Internos do Ifal Palmeira têm início nesta segunda, 09

O objetivo do evento é fazer com que alunos tenham acesso à cultura corporal do movimento.

por Monique de Sá publicado: 04/07/2018 11h47, última modificação: 04/07/2018 11h47

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, realizará mais uma edição dos Jogos Internos. Futebol, atletismo e queimado são algumas das atividades esportivas, que estarão na programação. Os jogos terão início nesta segunda-feira, 09, e encerramento no próximo sábado, 14, tendo como objetivo fazer com que alunos tenham acesso à cultura corporal do movimento, por meio de jogos e brincadeiras populares, além dos desportos.

Para o professor de Educação Física e diretor de ensino, Maurício Ricardy, é de suma importância incutir nos alunos a questão da competição e também do cumprimento de regras. “A participação em competições colabora com o aprendizado do respeito às regras e introduz nos praticantes o sentido do Fair Play (jogo limpo), além de socializar alunos de diferentes turmas e cursos”, diz.

As equipes serão formadas por turma, totalizando 22, que farão parte da competição. Maurício ressalta que os jogos são destinados apenas aos alunos dos cursos técnicos integrados. “No projeto de curso deles consta que a Educação Física está como disciplina curricular. No primeiro e segundo anos com 80 horas ao ano e no terceiro e no quarto anos, eles participam de atividades esportivas”, explica.

Ano passado, os jogos internos da instituição foram realizados em dezembro, mas, este ano, após um pedido da Comissão Central de Educação Física para que todos os campis antecipassem suas disputas, o campus trouxe o evento para o início do segundo semestre.

“Nos meses de julho e agosto, acontecem os Jogos dos Institutos Federais. Então, essa antecipação foi importante para que possamos ter um olhar clínico durante a realização dos jogos internos para que possam ser escolhidos alguns alunos para participar na etapa nordeste. Por outro lado, foi importante para que não coincidisse com a correria das provas de final de ano, e eles ficassem impossibilitados de participar da competição”, ressalta Maurício.

As fases classificatórias ocorrerão durante a semana e a grande final será realizada no sábado, 14, dia em que serão revelados os vencedores das modalidades. Após as disputas, a turma do 3º ano de Eletrotécnica (manhã) promoverá uma pequena comemoração com a participação de um DJ, para encerrar com êxito o evento.

Realizados pelos professores de Educação Física, Maurício Ricardy, Larise Porto e Marcos André Rodrigues, os jogos deste ano envolverão as atividades de: rouba-bandeira, voleibol de areia, queimado, futebol de 7, atletismo (corridas, salto em distância e arremesso de peso), xadrez, circuito de atividades, ximbra e pião.

Confira o Boletim Geral dos Jogos Internos 2018, no qual estão as tabelas, as chaves e os regulamentos das modalidades que serão disputadas.