Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Ifal Palmeira lança logomarca alusiva aos seus 25 anos

Ifal Palmeira lança logomarca alusiva aos seus 25 anos

publicado: 27/06/2018 11h04, última modificação: 27/06/2018 11h48

No ano em que completa 25 anos, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, fará uma série de ações com o intuito de comemorar a data. Para dar início, nesta quarta-feira, 27, a instituição torna pública a nova logomarca alusiva à celebração. A arte traz aquilo que a instituição representa: dinamismo, transição, modernidade - tudo isso voltado para um público jovem.

A marca é uma criação da estudante do 7º período de Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Camila Justino. Segundo ela, o processo de elaboração da identidade visual foi um desafio, já que demandou muita pesquisa e também o fato de ter que atrelar a marca comemorativa à sua original. “É preciso um embasamento para que não fosse algo aleatório, então foi imprescindível conhecer melhor o instituto e buscar características que o retratassem”, diz.

A sobreposição de formas, que remetem aos quadrados de bordas arredondadas, que existem na marca original do Instituto, representam as áreas do campus, contendo sempre uma intersecção entre elas. Por ter características orgânicas, objetifica o dinamismo da instituição. Além disso, o ponto vermelho significa um ponto de partida nesta data comemorativa.

A jovem de 26 anos conta que sua relação com o design gráfico, a princípio, era bem distante: “sempre tive preferência pelo design de produto e ilustração, mas com o passar do tempo comecei a desenvolver mais habilidade com o gráfico. É importante se aperfeiçoar em todos os ramos que o design oferece”.

Para a diretora-geral do campus, Ana Quitéria Menezes, esta é a representação gráfica de todas as ações desenvolvidas ao longo desses 25 anos. “Este é o pontapé das nossas comemorações, por isso é com muita satisfação que recebemos esse processo criativo concretizado, que remete a tudo aquilo que desenvolvemos e que pretendemos desenvolver” ressalta a gestora.

Sobre o campus Palmeira

O campus de Palmeira dos Índios foi inaugurado em 02 de agosto de 1993, na época ele era chamado de Escola Técnica Federal de Alagoas (ETFAL). Anos depois, mais precisamente em 1999, foi implantado o Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (CEFET-AL), que substituiu a ETFAL. Em 2008, através da Lei nº 11.892/08, foram criados 38 Institutos Federais (IF) e assim o campus passa a ser um centro de educação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Confira o manual de Identidade Visual

*A estudante Camila Justino fez a logomarca de forma voluntária