Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Estudante do Ifal Palmeira vai representar Alagoas no Parlamento Jovem Brasileiro 2020
conteúdo

Notícias

Estudante do Ifal Palmeira vai representar Alagoas no Parlamento Jovem Brasileiro 2020

Reginaldo Filho foi escolhido por sua proposta de ressocialização de jovens infratores através do esporte

por Roberta Rocha publicado: 21/09/2020 17h03, última modificação: 22/09/2020 10h33

É do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Palmeira dos Índios o único estudante selecionado para representar Alagoas no Parlamento Jovem Brasileiro 2020, uma jornada organizada pela Câmara dos Deputados com foco no aprendizado de ritos legislativos, prevista para ocorrer entre 11 e 14 de maio de 2021, em Brasília - DF. Reginaldo Viana da Silva Filho, aluno do 3º ano do curso técnico de Eletrotécnica, está entre os 78 jovens de todo o Brasil selecionados nesta edição. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (18).

O estudante deve tomar posse como Deputado Jovem no próximo dia 22 de outubro e participar até abril de 2021 de preparatórios on-line para a jornada. Na capital federal, Reginaldo Filho acompanhará, na prática, o passo a passo da criação de uma uma nova lei no Brasil, com a simulação da formação de partidos, de uma mesa diretora, além da análise, debate e votação dos projetos enviados pelos demais participantes.

"Será uma oportunidade ímpar poder simular a rotina de um deputado federal e aprender mais sobre o processo legislativo como um todo", afirma o contemplado. 

Todas as despesas de transporte aéreo, hospedagem e alimentação referentes ao evento serão custeadas pelo programa e uma equipe de servidores da Câmara dos Deputados especialistas em Processo Legislativo irá acompanhar os deputados jovens durante a vivência do processo político-democrático, com objetivo de auxiliar as reflexões e decisões dos participantes.

Critério de seleção

Para concorrer a uma vaga no PJB, os interessados precisam apresentar uma proposta de solução, no formato de uma lei, para um problema que eles enxergam em sua realidade, seja referente a uma questão ainda não abordada pelo Poder Legislativo ou a sugestão de alteração de uma lei já existente sobre aquele tema.

Na etapa de seleção estadual, as secretarias de educação analisam as proposições e enviam a Brasília os pré-selecionados, que foram quatro nesta edição. Na última etapa, uma comissão de profissionais da Câmara dos Deputados faz a avaliação final dos projetos, segundo requisitos técnicos e de relevância social. 

Reginaldo Filho idealizou um projeto de lei focado na oferta de projetos desportivos educacionais a egressos do sistema socioeducativo com o intuito de ressocializá-losEle se inspirou na experiência de sua irmã na Superintendência de Medidas Socioeducativas em Maceió, onde atuava no acolhimento de menores em conflito com a Lei, para o cumprimento das medidas socioeducativas nas unidades de internação. 

"Com base no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) percebi um desencontro entre aquilo que foi promulgado e a realidade vivenciada. Isso se justifica não só pela ausência de programas destinados ao apoio e acompanhamento de egressos, mas também pela ineficácia no planejamento das ações que possibilitem uma ressocialização saudável. Observei que o esporte poderia contribuir para o processo de integração social, principalmente, quando se trata de indivíduos em situação de vulnerabilidade social", conta.

A partir daí, o estudante investigou mais sobre a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) nº 11.438, de 29 de dezembro de 2006, e descobriu nela um mecanismo que estabelece benefícios exclusivos a entidades esportivas em âmbito nacional, através da captação dos recursos a partir da renúncia fiscal. Foi nesse aparato legislativo que ele subsidiou sua proposição  de assistência a jovens egressos do sistema socioeducativo por meio do esporte.   

"A meta foi alcançada, o sonho foi cumprido, mas até tudo se tornar realidade houve um longo percurso onde várias pessoas se tornaram fundamentais: Rebeca Maria (irmã), Reginaldo Viana (pai e professor de Língua Portuguesa), José Ferreira Leite Neto (egresso do Ifal e ex-parlamentar jovem 2018) e Miriam Assunção Chaves (ex-parlamentar jovem 2019), além do apoio de professores e amigos do campus", comenta, agradecido, o estudante. 

Alunos do Ifal nos parlamentos jovens

O Ifal tem histórico de alunos selecionados para participar de parlamentos jovens, seja a nível nacional ou internacional. Em 2014, o também aluno do Campus Palmeira, Eduardo Santana, do curso de Edificações, foi selecionado para o Programa. Em 2015, foi a vez do estudante Victor Gomes, do curso de Edificações, do campus Maceió, ficar entre os 78 melhores propostas, de 1785 projetos encaminhados por jovens de todo o país naquele ano. No ano seguinte, 2016, Jordanna Emilly, do curso Técnico de Informática do Campus Arapiraca,  foi uma das finalistas para o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Em 2017 e 2018, respectivamente, Emily Stephanie de Araújo Taveiros e José Ferreira Leite Neto, ambos do Ifal Palmeira, representaram Alagoas no PJB.