Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante do Ifal Arapiraca disputa vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul

Estudante do Ifal Arapiraca disputa vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul

por Roberta Rocha publicado: 02/11/2016 11h10, última modificação: 02/11/2016 11h21

Até 5 de novembro, estará aberta a votação a fim de eleger 27 componentes para o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) aptos a atuar no período de 2016 a 2018. A estudante Jordanna Emilly Freitas de Macedo, aluna do ensino médio integrado em informática no Instituto Federal de Alagoas - Ifal em Arapiraca é uma das concorrentes à vaga para representar o Estado de Alagoas na entidade.

Apenas jovens com idade entre 14 e 18 anos, com CPF e e-mail válidos, poderão participar do processo eleitoral. Para votar, basta acessar este link, efetuar o cadastro e escolher entre os aspirantes a jovem parlamentar inscritos na sua unidade federativa. Ao todo, são 108 candidatos em todo o país.

Como Jordanna Emily, os demais finalistas foram aprovados na etapa estadual da seleção, onde era pré-requisito apresentar um projeto de protagonismo juvenil. A proposta da aluna do Ifal Arapiraca envolve ações de conscientização ambiental voltadas ao público jovem, por meio da educação escolar, da realização de feiras, palestras e da criação de grupos de apoio e páginas nas redes sociais com foco no combate à degradação do meio ambiente.

Aqueles que vencerem a disputa, cujo resultado será divulgado no dia 10 de novembro, integrarão o PJM durante o mandato de dois anos. O grupo terá como missão promover diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, cidadania e direitos humanos, além de elaborar propostas que abordam as necessidades e anseios comuns da juventude dos países do Mercosul, com a possibilidade de ser convocado para viagens nacionais e internacionais.

Mais informações estão disponíveis na página do Parlamento Juvenil do Mercosul.

registrado em: