Projetos
PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO - IFAL/CNPq/FAPEAL CAMPUS MURICI 2018-2019 |
|||
TÍTULO DO PROJETO |
BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS |
ORIENTADOR |
RESUMO DO PROJETO |
PRODUÇÃO DE “LEITE” CONDENSADO A PARTIR DE EXTRATOS VEGETAIS DE AMENDOIM |
- ISABELA VITORIA MELO FEITOSA - VICTOR HUGO DA SILVA |
LUZIA MARCIA DE MELO SILVA |
O desenvolvimento de novos produtos alimentícios torna-se cada vez mais desafiador, à medida que se procura atender à demanda dos consumidores por produtos que, concomitantemente, sejam saudáveis e atrativos. Nesse contexto, objetiva-se produzir “leite” condensado a partir de extratos vegetais de amendoim nas proporções 1:6 e 1:8 (grão: água, p/v) e caracteriza-los quanto aos parâmetros físicos, químicos, microbiológicos e sensoriais. Para elaboração dos extratos aquosos serão utilizados grãos de amendoim cru, variedade BRS Havana lavados em água corrente a temperatura ambiente, submetidos à trituração, usada nas proporções de uma parte de amendoim para seis e oito de água. Nas formulações do “leite” condensado serão utilizados os extratos aquosos de amendoim e açúcar cristal (sacarose). As amostras dos extratos aquosos de amendoim e das formulações de “leite” condensado serão caracterizadas quanto aos parâmetros: rendimento (%), teor de água (%), sólidos totais (%), atividade de água (Aw), cor, pH, acidez total titulável (%), proteína total (%) e lipídios (%). Em seguida, a formulações do “leite” condensado produzido a partir dos extratos vegetais de amendoim serão avaliadas sensorialmente quanto à aceitabilidade e intenção de compra. A avaliação estatística dos resultados obtidos para as análises físicas e químicas dos extratos aquosos de amendoim e do “leite” condensado serão realizadas por meio de comparação de médias utilizando o software ASSISTAT versão 7.7 (Silva & Azevedo, 2009). Os dados serão submetidos à análise de variância (ANOVA) e a comparação de médias realizadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. |
PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BOLO INTEGRAL ELABORADO COM FARINHA DE INHAME E EXTRATO DE AMENDOIM |
- MARIA THAMYRES FIGUEIREDO DE SIQUEIRA PAES - JACYELLE MARIA DOS SANTOS SILVA
|
FRANCINALVA CORDEIRO DE SOUSA |
Alimentos funcionais cada vez mais tem despertado o interesse dos consumidores e das indústrias alimentícias, decorrente da importância que os mesmos representam para a saúde da população. O estudo tem como objetivo produzir e realizar análise físico-química de bolo integral de banana elaborado com farinha de inhame, extrato de hidrossolúvel de amendoim e sem adição de ovo. O inhame será desidratado em estufa com circulação forçada de ar na temperatura de 70 ºC. O inhame in natura e desidratado será caracterizado quanto aos parâmetros físico-químico, assim como o extrato hidrossolúvel de amendoim. Será elaborado uma formulação de bolo com adição de farinha de inhame e extrato de amendoim. A avaliação estatística dos resultados obtidos para as análises físicas e químicas do inhame in natura e desidratado, do extrato de amendoim e do bolo integral será realizada por meio de comparação de médias utilizando programa computacional Assistat versão 7.7. Os dados serão submetidos à análise de variância (ANOVA) e a comparação de médias realizadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. |
OBTENÇÃO DE INHAME EM PÓ POR SECAGEM CONVECTIVA PARA O PROCESSAMENTO DE BROWNIE |
- JOYCE MARIA SANTINO DE OLIVEIRA - FLAVIA REGINA GOMES DE LUCENA SARMENTO |
FRANCINALVA CORDEIRO DE SOUSA |
O brownie é um alimento que está incorporado na alimentação do brasileiro, possuindo excelente aceitabilidade no mercado. Desta forma é fundamental que sejam desenvolvidas pesquisas que melhorem a qualidade nutricional deste alimento, utilizando produtos com uma excelente qualidade nutricional e sensorial. O inhame é um tubérculo cultivado largamente no Brasil com potencial para elaboração de produtos de panificação. Nesse contexto uma alternativa viável, encontra-se na produção da farinha de inhame para a produção de brownie sem glúten. O objetivo da pesquisa será desenvolver a farinha de inhame através de secagem convectiva e produzir brownie de chocolate nutricionalmente melhorado. Para a obtenção da farinha, os tubérculos passaram pelas etapas de lavagem, descascamento, fatiamento, branqueamento, secagem em estufa e acondicionamento. O inhame in natura será caracterizado fisicoquimicamente e passará pelo processo de secagem convectiva em estufa com circulação forçada de ar em três temperaturas (50, 60 e 70ºC), para o estudo da cinética de secagem, onde serão aplicados modelos matemáticos que descreva o fenômeno. As farinhas obtidas serão caracterizadas quanto aos parâmetros físicos, químicos, físico-químicos e microbiológicas para avaliar qual temperatura melhor preservará os nutrientes. Para a elaboração dos brownies serão desenvolvidas cinco formulações. Com diferentes concentrações da farinha de inhame (0, 25, 50, 70 e 100%), com realização de análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Os dados obtidos das caracterizações físico-químicas do inhame in natura, das farinhas de inhame e dos brownies formulados serão submetidos a análise de variância (ANOVA) e as médias serão comparadas pelo teste de Tukey (p≤ 0,05). |
ESTUDANTES NA REDE: O INSTAGRAM E SUA COLABORAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA |
- ARTHUR LUCAS DA SILVA - JOSÉ LAERCIO CALHEIROS DO CARMO FILHO |
HERBERT NUNES DE ALMEIDA SANTOS
|
A pesquisa objetiva através de teorias da educação e tecnologias como a de Batchen (2008) e Moran (2014) que analisam o processo das tecnologias e Mediação pedagógica, um estudo da rede social Instagram. Observar nesta mídia uma possibilidade de elaboração de estratégias educacionais que propiciem aos alunos do Ensino Médio Técnico do IFAL/Murici, um trabalho com imagens e vídeos que contemplem o processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa e literatura, proporcionando-os mais um suporte de aprendizagem. A motivação do projeto surge a partir da percepção de que os alunos possuem diversos modelos de smartphones, e com acesso constante às redes sociais. A linguagem clara e objetiva utilizada no Instagram, apresenta-nos uma possibilidade para aliar e dar sentido aos processos de aprendizagem e uso correto das tecnologias. Acreditamos que este Boom tecnológico hoje posto não surgiu nem para competir entre si nem muito menos com a escola. Há, entretanto, um novo espaço atrativo que tem trazido contribuições importantes visando especialmente didáticas que ampliem o processo do ensino/aprendizagem. Nele, serão postados vídeos, fotos e conteúdos gramaticais e literários que estarão sempre à disposição dos nossos alunos em seus celulares. Assim, esperamos fazer com que, de forma dinâmica, nossos alunos tenham nas tecnologias mais uma aliada que os proporcionem dirimir dúvidas e, consequentemente, instiguem-nos a serem mais participativos em sala e nas aulas de língua portuguesa e suas respectivas literaturas. Além disso, realizar catalogações que comprovem ou não o funcionamento desta tecnologia no processo de ensino/aprendizagem. |
A ELICITAÇÃO DE REQUISITOS A PARTIR DO IONIC FRAMEWORK: A CRIAÇÃO DO APLICATIVO “ESCRIPTA” UTILIZADO COMO INTERFACE NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM GRAMATICAL DO IFAL/CAMPUS MURICI |
- JOSÉ LAERCIO CALHEIROS DO CARMO FILHO - ARTHUR LUCAS DA SILVA |
HERBERT NUNES DE ALMEIDA SANTOS
|
A pesquisa objetiva, através do uso das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), criar, a partir do Ionic framework, um aplicativo móvel intitulado “Escripta”. O aplicativo tem a finalidade de integrar os processos de ensino/aprendizagem de gramática dos alunos do ensino médio/técnico do campus IFAL/Murici. O que move a pesquisa é a necessidade que tanto o discente como o docente têm sentido, sobretudo por estarmos em uma sociedade intimamente ligada aos smartphones, de uma comunicação mais imediata e eficaz. O projeto será constituído por teorias que integram tecnologia e educação como a postulada por Alvarez (2014) quando trata da relação entre o ensino de programação e a educação; e versará das seguintes etapas: 1- a aqui posta, elicitação de requisitos, 2- Avaliação de ferramentas de desenvolvimento de sistemas com os conteúdos gramaticais e 3- Desenvolvimento e teste do aplicativo. Diante da extensão e complexidade, a metodologia de construção desse aplicativo envolverá em sua construção; e de forma concomitante e interdisciplinar, as disciplinas de Língua Portuguesa e Informática. Esta interdisciplinaridade irá demonstrar que o processo textual/gramatical é inerente a todas as disciplinas e que há uma harmonia metodológica nas mais diversas áreas do conhecimento. Entendemos que o processo de formação acadêmica deve ser dinâmico e, principalmente, integrado às outras disciplinas; o que contribuirá para uma melhor dinâmica do ensino e da aprendizagem das disciplinas elencadas, propiciando assim, o desenvolvimento de habilidades como o da sociointeração, perspectiva de pensamento do psicólogo Lev Vygotsky (1896-1934), e que hoje são apregoadas pelos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Assim, como resultado, esperamos com a construção do aplicativo “Escripta”, incentivar o processo da aprendizagem da gramática entre a comunidade interna, a união das linguagens Verbal e não Verbal; e tentar suavizar embates históricos que vêm permeando a Educação no Brasil, dispondo-nos assim do campo tecnológico, na tentativa de ampliação de conceitos, teorias e métodos que viabilizem ao aluno uma aprendizagem mais dinâmica e ativa. |
QUALIDADE DA SILAGEM DE FORRAGENS EM SISTEMAS HIDROPÔNICOS DE BASE AGROECOLÓGICA |
JOANNA MYCHELLI RODRIGUES DE ALMEIDA |
NELSON VIEIRA DA SILVA
|
A conservação de forragem é uma prática que apresenta grande importância para atividade pecuária, principalmente em períodos de escassez de forragem, contribuindo para atenuar os problemas nutricionais observados nos rebanhos em períodos de entressafra de alimentos. Objetiva-se avaliar a qualidade bromatológica da silagem do milho (Zea mays L.) e do sorgo (Sorghum bicolor), consorciados com feijão guandu (Cajanus cajan (L.) Millis.), cultivados em sistema hidropônico com substrato a base de bagaço de cana-de-açúcar. O experimento será conduzido no Departamento de Agroecologia do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Murici. Para tanto, será adotado o delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos (T1: Silagem de Milho Solteiro; T2: Silagem de Sorgo solteiro; T3: Silagem de Milho + Feijão guandu; T4: Silagem de Sorgo + Feijão Guandu) e cinco repetições por tratamento. Os dados serão submetidos à análise de variância e as médias dos tratamentos comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Dessa forma, espera-se com a proposta caracterizar a produtividade, a qualidade nutricional e a viabilidade de utilização da silagem do milho e do sorgo hidropônicos, consorciado com feijão guandu, como alternativa alimentar para ruminantes em sistemas de produção de base agroecológica. |
POTENCIAL PRODUTIVO E NUTRICIONAL DE GRAMINEAS FORRAGEIRAS CONSORCIADAS COM FEIJÃO GUANDU EM SISTEMA HIDROPONICO |
GUSTAVO MEDEIROS LEITE
|
NELSON VIEIRA DA SILVA
|
Os estudos de novas tecnologias de suplementação alimentar são fundamentais para atenuar os problemas nutricionais observados nos rebanhos em períodos de entressafra de alimentos. Objetiva-se avaliar a produtividade e a qualidade bromatológica da forragem hidropônica do milho (Zea mays L.) e do sorgo (Sorghum bicolor), consorciados com feijão guandu (Cajanus cajan (L.) Millis.), cultivados em sistema hidropônico com substrato a base de bagaço de cana-de-açúcar. O experimento será conduzido no Departamento de Agroecologia do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Murici. Para tanto, será adotado o delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos (T1: Milho solteiro; T2: Sorgo solteiro; T3: Milho + Feijão guandu; T4: Sorgo + Feijão Guandu) e cinco repetições por tratamento. Os dados serão submetidos à análise de variância e as médias dos tratamentos comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Dessa forma, espera-se com a proposta caracterizar a produtividade, a qualidade nutricional e a viabilidade de utilização do milho e do sorgo hidropônicos, consorciado com feijão guandu, como alternativa alimentar para ruminantes. |
MAPEAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE NA ZONA DA MATA ALAGOANA |
- GIULIO CALHEIROS DE ALBUQUERQUE - DIMARIO CAVALCANTE CALHEIROS NETO
|
GESSIKA CECILIA CARVALHO
|
As políticas públicas são expressões de ações concretas que o estado adota para viabilizar o direito de todas as pessoas a uma vida digna. Assim, este projeto de pesquisa tem como objetivo mapear as políticas públicas existentes para a juventude na Zona da Mata alagoana, analisando suas experiências de implementação e como as ações implementadas vêm sendo percebidas pelos gestores locais. Para tal pesquisa será utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, a pesquisa exploratória, seguida de pesquisa documental, a fim de obter informações gerais sobre as políticas públicas para a juventude nos municípios Murici e União dos Palmares. Além disso, serão aplicados questionários com gestores locais buscando identificar como as ações implementadas vêm sendo percebidas por estes. Espera-se, dessa forma, contribuir na produção e socialização de conhecimento sobre a análise e a implementação de políticas públicas em Alagoas que se conecte com a realidade dos alunos do Instituto Federal de Alagoas. |
CULTURA, CONSUMO E HÁBITOS ALIMENTARES DE ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS |
MARIA VITORIA AMBROSIO GOMES
|
GESSIKA CECILIA CARVALHO |
A alimentação tem se tornado objeto de estudo das mais diversas áreas. Nas Ciências Sociais, por exemplo, o interesse por esse fenômeno não é novo e envolve linhas de pesquisa da Sociologia do Consumo, Sociologia da Saúde, Antropologia Cultural e Antropologia Social. Considerando, então, que a alimentação humana perpassa a dimensão biológica e abrange também outros aspectos (sociais, culturais, políticos, religiosos, econômicos), este trabalho objetiva conhecer quais são e como se formam os hábitos alimentares dos alunos do Instituto Federal de Alagoas, identificando suas percepções sobre alimentação e os fatores que interferem em suas escolhas alimentares. Para tal pesquisa será utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, a pesquisa exploratória, bem como serão aplicados questionários com alunos do Instituto Federal de Alagoas dos campi Murici, Batalha e Maceió. Espera-se, dessa forma, contribuir na produção e socialização de conhecimento sobre alimentação que se conecte com a realidade dos alunos do Instituto Federal de Alagoas, fornecendo subsídios para elaboração de políticas sociais e programas de alimentação e nutrição. |
EFEITO DE ÓLEOS ESSENCIAIS NO CONTROLE ALTERNATIVO DE Aspergillus sp. |
- CYNTHIA MIKAELLE TEIXEIRA DOS SANTOS - MARIA SAMYRA DOS SANTOS SILVA |
JULIANA PAIVA CARNAÚBA RAMOS |
O controle alternativo de doenças de plantas tem sido utilizado em substituição ao uso de agrotóxicos, devido às diversas desvantagens de tais produtos, como a contaminação ambiental e os riscos à saúde humana. Os óleos essenciais têm sido uma alternativa viável no controle de fitopatógenos em diferentes culturas, com baixo custo e boa eficiência. O objetivo desse estudo é avaliar a utilização de óleos essenciais tais como citronela, capim limão, hortelã e cravo, no controle in vitro do fungo Aspergillus sp. Os experimentos serão conduzidos no Laboratório de Fitossanidade do IFAL – Campus Murici. O isolado de Aspergillus sp. será obtido da micoteca do Campus Murici, proveniente de sementes de feijão. Inicialmente, o fungo será multiplicado em placas de Petri contendo meio de cultura BDA (Batata-dextrose-ágar). Para o controle in vitro, os óleos essenciais serão adicionados ao meio BDA fundente nas seguintes concentrações: 0,0% (T0 – Testemunha com água destilada esterilizada); 0,5% (T1); 0,75% (T2); 1,0% (T3); 1,25% (T4); e 1,5% (T5). Em seguida, discos de meio contendo o crescimento micelial do fungo serão transferidos para o centro de placas de Petri, contendo meio de cultura BDA mais as concentrações dos óleos essenciais. As placas serão incubadas em BOD durante aproximadamente 7 dias, à 30ºC, em regime de escuro contínuo. O delineamento experimental será inteiramente casualizado em esquema fatorial, sendo 4 óleos essenciais x 5 concentrações x 1 isolado e 4 repetições, onde cada repetição será composta por uma placa de Petri. A avaliação do crescimento micelial será realizada a cada 24h com o auxílio de uma régua milimetrada, bem como quando a testemunha atingir o diâmetro da placa. Após a medição, os dados serão transformados em porcentagem de inibição de crescimento micelial (PIC), comparando-se o diâmetro médio, em centímetro, entre as colônias nos tratamentos com óleos essenciais e a testemunha. Além disso, será determinada a velocidade de crescimento das colônias por meio do índice de velocidade de crescimento micelial em cm dia-1 (IVCM), utilizando-se a equação, proposta por Maguire (1962) e utilizado por Carvalho et al. (2011). Após a avaliação do crescimento micelial, os tratamentos que obtiverem total inibição do crescimento, serão submetidos ao teste fungicida/ fungistático. Para a avaliação da esporulação de Aspergillus sp., ao fim de cada experimento, serão adicionados às placas de Petri 20 mL de solução salina (0,85% NaCl) esterilizada e as colônias serão raspadas com uma alça de Drigalsk. A concentração de esporos do fungo será avaliada em câmara de Neubauer, sendo calculada a concentração de esporos no volume total de 20 mL da solução salina. Os dados obtidos nesse estudo serão submetidos à análise de variância, e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. |
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM SURDEZ NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS |
- ELIDIANE LEMOS DO NASCIMENTO - ELISNANDO CORREIA FERREIRA |
MARCIA RAFAELLA GRACILIANO DOS SANTOS VIANA |
Esta pesquisa tem como objetivo verificar se a coordenação pedagógica, que possui alunos com surdez em seu corpo discente no Instituto Federal de Alagoas, tem consciência do seu papel no processo de inclusão desses alunos, bem como sua compreensão sobre esse processo. Participarão do estudo profissionais que atuam na coordenação pedagógica dos 15 Campi do IFAL. Utilizaremos uma metodologia de caráter qualitativo e como instrumento de coleta de dados optamos por fazer uso do questionário. Como técnica para o tratamento e interpretação dos dados utilizaremos a análise descritiva qualitativa, por acreditar que dessa forma será possível uma compreensão do contexto estudado. |
FORMULAÇÃO DE SUBSTRATO ORGÂNICO PARA MUDAS DE COUVE MANTEIGA. |
- ALISSON HENRIQUE SILVA DOS SANTOS - JOHN ÂNGELO DA SILVA |
PAULO MARCOS F. BOA SORTE |
A obtenção de substrato adequado para a produção de mudas de hortaliças é um desafio na olericultura agroecológica, devido à necessidade de insumos externos. Logo, há a demanda de se obter um substrato de boa qualidade utilizando resíduos regionais de fácil acesso ao agricultor. Portanto, o objetivo deste trabalho é testar diferentes substratos utilizando materiais de fácil acesso ao pequeno agricultor, para a produção de suas próprias mudas de couve manteiga de maneira mais eficiente. Sendo assim, serão testados dez substratos (Substrato 1 - 50% de terra + 25% de torta de filtro + 25 % de composto orgânico, substrato 2 - 50% de terra + 10% de torta de filtro + 40 % de composto orgânico, substrato 3 - 50% de composto + 50% de terra, substrato 4 - 100% de composto orgânico, substrato 5 – Plantmax (comercial), substrato 6 – Terra, substrato 7 – composto 100% vegetal (1/3 de crotalária e 2/3 de grama), substrato 8 – composto 100% vegetal (2/3 de crotalária e 1/3 de grama), substrato 9 – composto 100% vegetal (crotalária) e, substrato 10 – composto 100% vegetal (grama), para a cultura da couve. Serão avaliadas as variáveis: Altura da parte aérea (APA), Número de Folhas (NF); Massa Fresca da Parte Aérea (MFPA), Massa Seca da Parte Aérea (MSPA), Massa Fresca da Raiz (MFR), Massa Seca da Raiz (MSR), Comprimento da Raiz (CR) e Diâmetro do Caule (DC). Os dados serão submetidos à análise estatística e espera-se com este trabalho chegar à recomendação do melhor substrato para produção de mudas de couve manteiga dentre as diferentes concentrações dos materiais testados. |
EMPREENDEDORISMO RURAL: MAPEAMENTO E INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA OS PEQUENOS AGRICULTORES DO ASSENTAMENTO DOM HELDER CÂMARA |
- BRUNO MORAIS RODRIGUES - PÂMELLA AMORIM DE OLIVEIRA
|
GENTIL LUIZ DA SILVA II |
Tendo em vista a agricultura familiar e o impacto que uma educação financeira pode ocasionar na vida dos indivíduos, atualmente, torna-se ainda mais necessário o pensamento empreendedor, em que ocorra a evolução monetária desse público. Dessa maneira, o projeto objetiva-se na criação de um banco de dados, que por sua vez estará relacionado com as necessidades em educação financeira da comunidade em questão. Com isso, as ações desenvolvidas durante o projeto serão criadas de acordo com as necessidades na localidade. As metodologias de aplicação serão baseadas através de visitas in loco serão verificadas, por meio de entrevistas, as possibilidades de geração de negócios e organização nos procedimentos de educação financeira doméstica, já que muitos desses agricultores possuem uma maior quantidade de integrantes familiares, vivendo muitas vezes em situação de pobreza/pobreza extrema, diante disso, observou-se a importância da realização de algo para ajuda-los em sua ascensão social. |
A PRODUÇÃO DE LITERATURA DE CORDEL NA ZONA DA MATA ALAGOANA: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES, RESGATE CULTURAL E VALORIZAÇÃO ARTÍSTICA LOCAL |
FLAVIA REGINA GOMES DE LUCENA SARMENTO
|
MARCOS ANTÔNIO DA SILVA
|
O presente projeto tem por objetivo desenvolver uma pesquisa em três municípios da Zona da Mata alagoana, a saber: União dos Palmares, Messias e Murici, buscando fazer um levantamento dos poetas cordelistas alagoanos naturais desses três municípios. Especificamente, pretendemos fazer um levantamento dos produtores de cordel nessas regiões e, além disso, ressaltar a importância da produção desse tipo de literatura tanto para a região como para o fortalecimento da produção artística do Nordeste brasileiro. O ponto motivador que deu origem à pesquisa é justamente o fato da existência de grandes nomes de autores consagrados pelo Nordeste, bem como pelo Estado de Alagoas, e, de certa forma, a pouca relevância que costumeiramente se dá a esse tipo de produção literária. Para a realização desta pesquisa, será utilizado o processo de levantamento de dados referentes a produtores de cordel nos três municípios já citados, leitura dos cordéis e, posteriormente, um mapeamento dos autores e seus trabalhos. Trata-se, portanto, inicialmente, de uma pesquisa de natureza bibliográfica. Posteriormente, será aplicado um questionário aos alunos do IFAL campus Murici, com o objetivo de identificar as experiências dos alunos com a literatura de cordel. Esperamos, com tal empreendimento, não apenas ressaltar a importância em relação à literatura de cordel produzida nesses municípios, mas destacar a relevância dessa produção para a conscientização de uma arte produzida no Nordeste bem como a contribuir para um processo de repensar em relação à natureza da literatura de cordel. |
PRODUÇÃO DE MUDAS DE PIMENTÃO UTILIZANDO SUBSTRATOS ORGÂNICOS |
- GILBERTO GILDO DOS SANTOS SILVA - ELIONELLE CUNHA DA SILVA |
MARIA APARECIDA DE MEDEIROS |
O projeto terá o objetivo de testar diferentes combinações de compostos na geminação e desenvolvimento inicial de mudas de pimentão (Capsicum annuum L.). O experimento será instalado e conduzido em viveiro telado sob sombrite no IFAL Campus Murici/AL. Será testado as seguintes combinações de substratos formando os tratamentos: T1 = areia lavada + húmus de minhoca (1:1), T2 = solo + húmus de minhoca (1:1), T3 = casca de arroz carbonizada + húmus de minhoca (1:1), T4 = bagaço de cana + húmus de minhoca (1:1), T5 = casca de arroz carbonizada + bagaço de cana + húmus de minhoca (1:1:1) e T6 = Plantmax® (1). O delineamento experimental utilizado será em blocos casualizados, com seis tratamentos e quatro repetições de 32 plântulas por parcela. Será avaliado: percentagem de germinação (%E), índice de velocidade de emergência (IVE), Altura de Plantas (AP), Número de Folhas (NF), diâmetro do colo da plântula (DC), Comprimento de Raiz (CR), Massa Fresca da Parte Área (MFPA), Massa Fresca da Raiz (MFR), Massa Seca da Parte Área (MSPA) e Massa Seca de Raiz (MSR) e índice de qualidade de Dickson (IQD). Espera-se que as misturas de húmus doméstico com casca de arroz carbonizadas proporcione um melhor desenvolvimento das mudas de pimentão quando comparadas como o substrato comercial. |
SOCIOLOGIA DA JUVENTUDE: IDENTIDADE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE JOVENS EM ASSENTAMENTOS RURAIS |
MARIA EDUARDA LINO DA COSTA |
GESSIKA CECILIA CARVALHO |
As questões relacionadas à dicotomia rural e urbano são múltiplas e continuam “na ordem do dia”, agregando novas problemáticas e trazendo novos temas, pois tais questões estão repletas de contradições, significados, simbolismos e ambiguidades. Uma destas questões envolve o espaço ocupado pelo jovem rural. Assim, este trabalho objetiva compreender as percepções, vivências e representações sociais de jovens que moram em assentamentos rurais na Zona da Mata de Alagoas acerca de sua identidade, da agricultura familiar e dos processos de socialização. Para tal pesquisa de cunho qualitativo será utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, a pesquisa exploratória, bem como serão realizadas entrevistas com jovens que residem em assentamentos na Zona da Mata de Alagoas. Espera-se, dessa forma, contribuir na produção e socialização de conhecimento sobre percepções e vivências dos jovens rurais, fornecendo subsídios para elaboração de políticas públicas e programas sociais. |
UTILIZAÇÃO DE SUBSTRATOS ALTERNATIVOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATE E BERINJELA |
- VITORIA EMANUELLE FERREIRA MELO DE ARAUJO - ANA JOAQUINA CALADO TAVEIRA DE MORAES |
MARIA APARECIDA DE MEDEIROS |
O projeto terá o objetivo de testar diferentes combinações de compostos na geminação e desenvolvimento inicial de mudas de tomate cultivar IPA-06 e berinjela cultivar Flórida Market. O experimento será instalado e conduzido em viveiro telado sob sombrite no Ifal Campus Murici/AL. Será testado as seguintes combinações de substratos formando os tratamentos: T1 = areia lavada, T2 = areia + húmus doméstico (1:1), T3 = casca de arroz carbonizada, T4 casca de arroz carbonizada + húmus doméstico (1:1), T5 = areia + casca de arroz carbonizada + húmus doméstico (1:1:1), T6 = solo + casca de arroz carbonizada + húmus doméstico (1:1:1), T7 = areia + solo + casca de arroz carbonizada + húmus doméstico (1:1:1:1) e T8 = Plantmax® (100%). O delineamento experimental utilizado será em blocos casualizados, com oito tratamentos e quatro repetições de 32 plântulas por parcela, em que todas serão consideradas para efeito de avaliação. Será avaliado: percentagem de emergencia (%E), índice de velocidade de emergência (IVE), Altura de Plantas (AP), Número de Folhas (NF), diâmetro do colo da plântula (DC), Comprimento de Raiz (CR), Massa Fresca da Parte Área (MFPA), Massa Fresca da Raiz (MFR), Massa Seca da Parte Área (MSPA) e Massa Seca de Raiz (MSR) e índice de qualidade de Dickson (IQD). Espera-se que as misturas de húmus doméstico com casca de arroz carbonizadas proporcione um melhor desenvolvimento das mudas de tomate quando comparadas como os demais substratos. |
OCUPAÇÃO URBANA E ÁREAS AMBIENTALMENTE FRÁGEIS NO MUNICÍPIO DE UNIÃO DOS PALMARES, AL |
- BRUNA MARIA PEREIRA DA SILVA - GIAN GABRIEL FERREIRA VITAL |
TAINÁ SILVA MELO |
Atualmente, no Brasil, uma das grandes questões ambientais urbanas é o fenômeno das ocupações humanas em áreas ambientalmente frágeis. Em grande parte das cidades, estas áreas são ocupadas de forma irregular, muitas vezes, por populações de baixa renda que não têm acesso à moradia formal. As problemáticas que este fenômeno encerra são ainda pouco abordadas dada a multiplicidade de situações presentes nos diferentes contextos urbanos deste país. Além disso, o estudo das questões urbano-ambientais de pequenos e médios municípios representa um enfoque ainda recente e pouco explorado no cenário acadêmico nacional. Esta proposta de pesquisa traz a discussão para o contexto urbano de União dos Palmares, Alagoas, um município de porte médio em um estado que apresenta grandes desigualdades socioespaciais. O objetivo da pesquisa é investigar a situação das áreas ambientalmente frágeis localizadas na área urbana daquele município. O trabalho será desenvolvido em sete etapas: i) revisão bibliográfica; ii) seminários internos; iii) visitas técnicas à órgãos públicos; iv) visitas técnicas às áreas identificadas; v) classificação das áreas; vi) sistematização dos dados; e vii) elaboração do relatório de pesquisa. Os resultados esperados ao final dessa pesquisa são: i) a identificação das formas de ocupação humana nas áreas ambientalmente frágeis urbanas do município de União dos Palmares, AL; e a partir desse primeiro resultado, ii) a construção de fundamentos para a elaboração de políticas públicas que busquem a integração das questões urbanas e ambiental. Espera-se também que a conclusão dessa pesquisa possa contribuir para a concepção de um quadro mais completo sobre as áreas ambientalmente frágeis urbanas no Brasil. |
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DOS DISCENTES AFRODESCENDENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS. |
ERICA PATRICIA PAULINO DA SILVA |
RENATA SIMONE DOMIT |
Este projeto de pesquisa se destina a estudar as contribuições culturais adquiridas para a formação da identidade cultural dos discentes afrodescendentes do Instituto Federal de Alagoas, em específico, do campus Murici, por ser localizado numa região que possui um importante monumento histórico para o capítulo da história afro-brasileira, o Quilombo dos Palmares. A identidade cultural é importante ferramenta para a atuação cidadã. O indivíduo quando desenvolve o sentimento de pertencimento se afirma como sujeito da sua realidade e busca a transformação do seu meio. A pesquisa tem como objetivos analisar os discentes que se auto declaram pretos ou pardos e dentro desse grupo quais possuem influência das tradições africanas, além disso, investigar quais personalidades negras e quais meios de transmissão culturais são preponderantes na construção da identidade cultural desses discentes. Dessa forma, buscamos compreender de qual forma é constituída a identidade cultural dos discentes. Para tanto, o estudo terá enfoque qualitativo e será obtido através de aplicação de formulário aos discentes. Assim, além de suscitar novos trabalhos e questionamentos, esperamos contribuir para um espaço escolar mais democrático, reflexivo e inclusivo. |