NAPNE
O que é o NAPNE?
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE, foi criado no Instituto Federal de Alagoas - IFAL com a finalidade de incentivar, mediar e facilitar no processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades específicas. O Núcleo é formado por uma equipe multidisciplinar que atua para que o aluno seja incentivado a se superar e alcançar suas metas. Além do atendimento e acompanhamento dos alunos com necessidades específicas e demandas das instituições, estão sendo realizadas atividades de cunho inclusivo com o intuito de trazer informação e formação para a comunidade escolar.
Nos objetivos do NAPNE, além da cultura da “educação para a convivência”, estava a aceitação da diversidade, na busca da quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais, atitudinais e de comunicação, ao criar parcerias e articulações com a comunidade civil e escolar, ao buscar articular e envolver sociólogos, psicólogos, supervisores, orientadores educacionais, técnico administrativos, docentes, discentes e pais. (MEC/SETEC, 2010)
Sensibilização da comunidade escolar quanto à inclusão e os direitos de todos à educação: Além do atendimento e acompanhamento dos alunos com necessidades específicas e demandas das instituições, estão sendo realizadas atividades de cunho inclusivo com o intuito de trazer informação e formação para a comunidade escolar.
Atividades voltadas à formação de professores e técnicos: Foram realizadas atividades como: vivências de determinadas deficiências e palestras sobre aspectos acerca da inclusão. Tais atividades tiveram a finalidade de transformar o contexto escolar, contribuindo para uma sociedade em que os cidadãos se reconhecem como parte ativa do processo de inclusão.
Equipe do NAPNE:
Coordenador (a):
E-mail:
Telefone:
Integrantes:
Algumas das ações recentes do NAPNE - Murici
Mini curso AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM DE PESSOAS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL,
com o prof. ms. Bruno Cleiton Macedo do Carmo (UFAL - Arapiraca)
Duração: 4 horas
O objetivo da formação foi o de oportunizar aos professores e professoras um momento de aprendizagem sobre a "avaliação na perspectiva da inclusão". Estamos passando por momentos de mudanças e quebra de barreiras atitudinais no Campus Murici. E o conhecimento sobre a temática da inclusão proporciona a práxis. Dentre os temas de formação escolhidos pelo NAPNE a serem ofertados aos professores e professoras no primeiro semestre de 2018 estão os seguintes: Surdez, Deficiência Intelectual e Avaliação e Inclusão;
A profa de Educação Física, Rafaela, conta que "a participação do prof. Bruno foi muito importante, pois contou com a experiência do mesmo com a temática e com sua ação na universidade. Além do conteúdo teórico, o professor apresentou relatos de experiências, o que facilitou o entendimento dos docentes". Além disso, Rafaela ressalta que "o curso apresentou propostas de como avaliar na situação específica dos casos presentes na realidade do campus Murici".
Projeto de ensino: Conhecendo a cultura surda
O projeto teve início no dia 23/3 e terá a duração de 8 meses. As ações do projeto ocorrem quinzenalmente no campus Mirici e é ofertado inicialmente a turma do 1º ano B de Agroecologia que possui uma aluna surda incluída. Dentre as atividades desenvolvidas no projeto constam: curso básico de Libras, exibição de filmes na temática da surdez, visitas a instituições que atendem pessoas surdas, palestras e oficinas com professores surdos convidados.