Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Um ano de pandemia: Campus Marechal decreta luto oficial de três dias por vítimas em Alagoas

LUTO COLETIVO

Atividades remotas serão suspensas na próxima sexta-feira (26), para dia de homenagens
por Acássia Deliê publicado: 24/03/2021 20h11, última modificação: 24/03/2021 20h43

Um vírus inesperado, uma doença desconhecida. Em março de 2020, atividades escolares eram suspensas em todo o Brasil para conter o avanço dos contágios pelo coronavírus e evitar mortes pela Covid-19. Havia, então, certa expectativa de quando as escolas estariam cheias de vida novamente, com estudantes e trabalhadores para lá e para cá nos corredores. Um ano depois, a triste realidade superou as boas expectativas: o país bateu a marca de 300 mil óbitos pela doença.

Uma das vítimas era estudante do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Marechal Deodoro. Márcio Felipe da Silva tinha 48 anos e era um dos alunos mais aplicados do curso técnico em Hospedagem. Ele lutou bravamente contra a Covid-19 até o dia 15 de março. As homenagens feitas a Márcio nas redes sociais mostram que, muito além de estatísticas, estamos dando adeus no Brasil a milhares de amigos, pais, mães, esposas, maridos, filhas e filhos, pessoas amadas. Estamos dando adeus a milhões de histórias no Brasil e no mundo.

Márcio da Silva - EJAComo forma de lembrar as vítimas e homenagear profissionais de saúde que diariamente doam as vidas no combate à pandemia, o Campus Marechal Deodoro decretou luto oficial na unidade por três dias (portaria nº 975/IFAL/2021), a começar nesta quarta-feira (24). E, na próxima sexta-feira (26), todas as atividades remotas serão suspensas, sendo o dia destinado exclusivamente às lembranças e homenagens. Toda a comunidade é convidada a participar pelas redes sociais do campus.

"Infelizmente, é a realidade que nos bate à porta. Por mais otimistas que sejamos, não podemos fingir que nada está acontecendo ao nosso redor. É um luto coletivo. Perdemos um aluno e temos notícias de estudantes e servidores contaminados, bem como familiares, amigos, colegas. Mesmo com atividades remotas, mesmo com todos os cuidados. Imagina se estivéssemos com aulas presenciais, seria ainda pior. É um momento que exige muito da coletividade e às vezes fazemos a nossa parte, mas o outro não faz e nos prejudica", diz o diretor-geral do Campus Marechal Deodoro, Éder Souza.

O diretor se diz otimista em relação ao futuro, mas ressalta que é fundamental prestar atenção no presente. "Tenho certeza que vamos superar esse momento difícil. Mas agora é momento de lembrar as nossas vítimas e pensar que elas não foram em vão. É um respeito que precisamos ter. Somos uma escola técnica de referência em Alagoas, cujo maior diferencial é justamente a formação humana. Vamos sempre lembrar disso".

Envie a sua homenagem

"É um luto coletivo. É um respeito que precisamos ter. Somos uma escola técnica de referência em Alagoas, cujo maior diferencial é justamente a formação humana. Vamos sempre lembrar disso" - Éder Souza, diretor-geral

Se você teve ou tem pessoas queridas vítimas da Covid-19 e deseja participar das homenagens, basta publicar sua mensagem em texto, foto ou vídeo nos stories do Instagram e marcar o perfil @ifalmarechal.

Ensino Remoto Emergencial

As unidades do Ifal adotaram o ensino remoto emergencial em junho de 2020. De lá pra cá, foram suspensas atividades letivas presenciais. Algumas atividades administrativas vinham sendo executadas de foram presencial e escalonada, mas estas também estão sendo suspensas com o agravamento da pandemia. Todo o atendimento ao público passa a ser feito exclusivamente por telefones e emails.

Cuidados na pandemia

A direção do Campus Marechal Deodoro reforça a toda a comunidade a importância de manter todos os cuidados possíveis para evitar contágios pelo coronavírus, principalmente: higienize sempre as mãos com água e sabão ou álcool em gel e fique em casa. Caso seja realmente necessário sair, use máscara adequada no rosto e carregue álcool em gel sempre com você. E participe da campanha de vacinação, coordenada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As vacinas seguem sendo aplicadas em grupos de risco em todos os municípios.