Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Último dia da Semana de Integração teve gincana ambiental e inauguração de bosque lagunar

TURISMO E MEIO AMBIENTE

Dia de encerramento teve ainda lançamento de livro, oficinas, roda de conversa e programação cultural
por Acássia Deliê publicado: 30/09/2022 21h23, última modificação: 30/09/2022 21h36

Depois de quatro dias movimentados no Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro, a Semana de Integração chegou ao fim com uma gincana ambiental realizada entre estudantes dos cursos técnicos integrados e superior da instituição. Entre os desafios propostos pela gincana estava o recolhimento de materiais recicláveis. Foram recolhidas mais de duas toneladas de resíduos, entregues à Cooperativa de Catadores de Marechal Deodoro (Coopmar).

A programação foi construída por estudantes e professores, para trocas acadêmicas e também de experiências sobre o mundo do trabalho e inovação.

A programação do última dia do evento incluiu também a inauguração do Bosque Lagunar Nelson da Rabeca, com plantio de mudas à beira da Lagoa Manguaba, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Além disso, o lançamento do livro Rasgando a cortina de $ilêncio, sobre a extração de sal-gema e a destruição dos bairros de Maceió após a mineração da Braskem.

Teve ainda peça teatral com mamulengo, oficinas de terrário, antropapel, muralismo, escolhas profissionais e autoconhecimento, além de roda de conversa sobre experiências com turismo de massa e o encerramento da oficina de cinema popular, oferecida pelo Mirante Cineclube.

Clique aqui para ver a programação completa.

A programação da Semana de Integração foi construída por estudantes e professores dos cursos técnicos integrados em Meio Ambiente e Guia de Turismo e do curso superior em Gestão Ambiental, com o objetivo de propor espaços de trocas acadêmicas e também sobre experiências no mundo do trabalho e inovação. São mais de 40 convidados participando do evento ao longo da semana.

Entre as atividades da Semana Integração, estão inclusas palestras, oficinas e minicursos, além da inauguração do Bosque Lagunar em homenagem ao músico deodorense Nelson da Rabeca. O evento também têm o objetivo de alinhar os projetos e ações do Campus Marechal Deodoro com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 06, 11, 13 e 17.

Clique para baixar as fotos do último dia do evento.

Importante: é preciso usar um email institucional do Ifal para baixar as imagens.

Oficina de muralismo coloriu o campus. Foto: Clécio Santos