Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Comunidade do Ifal se une para atender estudante surda em Marechal Deodoro

Comunidade do Ifal se une para atender estudante surda em Marechal Deodoro

Evento marcou um ano da chegada da aluna e de ações para superar falta de intérpretes de Libras

por Acássia Deliê publicado: 25/05/2018 20h26, última modificação: 26/05/2018 16h39
Exibir carrossel de imagens Servidores e alunos reunidos no pátio da escola

Servidores e alunos reunidos no pátio da escola

Em 2017, a chegada da primeira estudante surda mobilizou a comunidade do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Marechal Deodoro. A novidade veio em forma de desafio para alunos e servidores da instituição, já que, para a maioria, seria a primeira experiência com educação de pessoa surda. Desde então, diversos setores da escola trabalham integrados para garantir a inclusão da jovem Laryssa Conceição nos mais diferentes espaços, dentro e fora da sala de aula.

Laryssa se comunica por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), como a maioria das pessoas surdas. Uma das ações do Campus Marechal Deodoro tem permitido à aluna desenvolver o aprendizado da Língua Portuguesa e de outras disciplinas por meio das monitorias. Como a escola ainda não conta com intérpretes de Libras, os conteúdos convencionais são traduzidos com o apoio de alunos fluentes ou com conhecimentos na língua de sinais.

O projeto é realizado pela Coordenação Pedagógica da escola. "É uma iniciativa pioneira no Ifal. O programa de monitoria já é, comprovadamente, um poderoso instrumento para melhorar o desempenho dos alunos ouvintes e a Laryssa não poderia ficar de fora. Então reunimos estudantes monitores e alguns professores para oferecer os conteúdos em Libras, garantindo à aluna acesso ao programa", explica a pedagoga Vanda Cardoso.

Além do atendimento direto à estudante, a escola também tem buscado difundir a aprendizagem da Libras na comunidade, estimulando a comunicação com pessoas surdas. O projeto "Escola em Libras", desenvolvido pelor setor de Comunicação do Campus Marechal Deodoro, em parceria com o DAA (Departamento de Apoio Acadêmico), já abriu duas turmas para o curso de extensão de introdução à língua de sinais, além de lançar videoclipes de músicas alagoanas interpretados em Libras. A terceira turma será aberta no segundo semestre de 2018.

Dentro da sala de aula

Mas dentro da sala de aula, a falta de intérpretes de Libras ainda é uma barreira para a estudante. Na manhã desta sexta-feira (25), um evento realizado por alunos e servidores marcou um ano da chegada da Laryssa à escola e lembrou que a questão ainda não foi solucionada. "Sem intérpretes, professores não têm condições de desenvolver o ensino com o aluno surdo, nem há condições da aluna ser avaliada. É uma situação insustentável", afirmou o professor de Física Éderson Matsumoto.

A mãe da estudante participou e pediu celeridade na contratação. "É um direito que precisa ser garantido à minha filha, de ter o acompanhamento adequado dentro da sala de aula", disse Edna Conceição.

Neste caso, o processo de contratação é realizado pela Reitoria do Ifal. A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) informou que a autorização necessária para a contratação foi liberada pelo Ministério do Planejamento (MPDG) no início deste mês de maio (4/5) e que o processo já está em andamento. A perspectiva é que a escola já conte com novos intérpretes de Libras em julho de 2018, quando o segundo aluno surdo começará a estudar no Campus Marechal Deodoro

Também participaram do evento integrantes da direção do Campus, do Grêmio Estudantil Nelson da Rabeca, do Sintietfal (Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional de Alagoas) e do Napne MD (Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas).