Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Servidores apresentam projeto de gerenciamento para futuro curso de Gastronomia do Ifal

Trabalho faz parte do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) da Ufal

por Acássia Deliê publicado: 18/08/2017 15h32, última modificação: 19/08/2017 13h32
Exibir carrossel de imagens Equipe realizadora: Pablo, Emily e Tiago

Equipe realizadora: Pablo, Emily e Tiago

Da ideia para o papel e do papel para a prática. Afinal, o sucesso de um empreendimento também reflete a capacidade de planejar e gerenciar projetos. Foi com essa ideia que servidores públicos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) começaram a pensar no novo curso superior em Gastronomia da instituição, a ser implantado no Campus Marechal Deodoro.

O curso ainda não tem data para começar, mas os técnicos Emily Borges e Tiago Rodrigues já se debruçam sobre ele. Ambos fazem parte da equipe de administração do Campus e estudam juntos o Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) da Ufal (Universidade Federal de Alagoas). Nesta sexta-feira(18), junto com o colega Pablo Valladas, eles fizeram a defesa pública do projeto de gerenciamento para o curso superior de Gastronomia, feito para a disciplina Gestão de Projetos Públicos do mestrado.

"A ideia surgiu como uma contribuição para que o Ifal possa começar a desenvolver uma cultura de gerenciamento de projetos para a implantação dos mais diversos cursos do instituto, a começar pelo de gastronomia. Além disso, essas técnicas podem ser aplicadas a outras ações também”, explicou Tiago Rodrigues.

A apresentação foi feita ao lado de colegas de curso e do professor Waldemar de Souza, da Ufal, além de convidados do Instituto Federal de Alagoas, como o professor Álvaro Oliveira, integrante da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, e Jonas de Melo, diretor de Planejamento Institucional.

Para a diretora-geral do Campus Marechal Deodoro, Marília Gois, o projeto de gerenciamento elaborado pelos servidores técnicos fortalece ainda mais a implantação do curso de Gastronomia. "Alagoas tem chefs premiados nacionalmente e restaurantes entre os melhores do Nordeste. E nosso Campus está próximo de um polo cuja gastronomia é conhecida no Nordeste, que é a Massagueira. O curso de Gastronomia certamente vai contribuir para a atividade turística no estado e este gerenciamento é fundamental", avalia.

O Profiap é um curso de mestrado profissional ofertado nacionalmente, no formato semipresencial, que estimula projetos para melhoria da gestão pública no Brasil. A disciplina Gestão de Projetos Públicos do Profiap/Ufal produziu neste semestre oito projetos voltados para instituições públicas, dos quais dois têm o Ifal como base.

Servidora Emily Borges apresenta projeto no Ifal