Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Semana de Ciência e Tecnologia: inscrições abertas para Concurso de Paródias e Mostra de Pôsteres

ABERTO AO PÚBLICO

Participação é aberta a toda a comunidade de Marechal Deodoro
por Valéria Toledo publicado: 27/09/2024 15h37, última modificação: 01/10/2024 17h15
Evento é realizado anualmente no Campus Marechal Deodoro. Foto: Arquivo/Comunicação IFAL MD

* Estagiária sob supervisão da Jornalista Acássia Deliê

A Semana de Ciência e Tecnologia do Ifal - Campus Marechal Deodoro de 2024 vai reunir diversas atividades que visam estimular o conhecimento, a inovação e a criatividade. Duas delas já estão com inscrições abertas para participação do público: o Concurso de Paródias e a Mostra de Pôsteres, oferecendo uma oportunidade para estudantes e pesquisadores apresentarem suas ideias e trabalhos de forma criativa e inovadora.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER:

Mostra de Pôsteres

- Concurso de Paródias

Mostra de Pôsteres: aberto à comunidade, para todas as pessoas que têm um projeto ou pesquisa acadêmica que deseja compartilhar com a sociedade. As inscrições vão até dia 7 de outubro, por meio do formulário online, enquanto as apresentações ocorrerão no dia 16 de outubro, no Ifal Marechal, com atividades ao longo dos turnos da manhã, tarde e noite. Uma oportunidade para quem deseja expor seus trabalhos para a comunidade científica.

Concurso de Paródias: oportunidade para quem gosta de transformar temas acadêmicos em versões musicais divertidas. Com inscrições até 7 de outubro, através do formulário online, e apresentações programadas para os dias 16 e 17 de outubro, das 15h30 às 17h, no Campus Marechal Deodoro. O Concurso de Paródias é aberto a todos os estudantes das escolas públicas deodorenses: Rosa da Fonseca, Deodoro da Fonseca, José Titara e Ifal Marechal. A modalidade permite aos estudantes usar sua criatividade em qualquer estilo musical, desde que a música envolva a temática Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais.

Outros Eventos: culminância de projetos e disciplinas

Além dos eventos seletivos, a Semana de Ciência e Tecnologia também contará com atividades que celebram a culminância de projetos e disciplinas ao longo do semestre. Um dos destaques será o Festival de Gastronomia Sustentável, cujas apresentações ocorrerão no dia 16 de outubro, das 19h30 às 21h. Essa é uma oportunidade de conferir as iniciativas inovadoras de alimentação consciente e práticas sustentáveis.

O Festival da Gastronomia Sustentável consiste em uma atividade ativa que busca promover o conhecimento, possibilitando a autonomia dos estudantes, tendo o processo como mediador do processo, além de promover uma forma divertida de disseminação do conhecimento. O evento é ligado ao curso técnico integrado em Cozinha do Ifal - Campus Marechal Deodoro.

Durante o evento, estudantes irão preparar e expor receitas que priorizam alimentos nutritivos e sustentáveis, com o mínimo de geração de resíduos, buscando não desperdiçar ingredientes ricos em nutrientes. A referida exposição pretende disseminar conhecimentos e estratégias especificamente relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2): acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável e ao ODS 12: assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis. A exposição será realizada no pátio do Campus Marechal, sendo apresentadas uma média de 30 exposições.

Em caso de dúvida, entrar em contato pelo Instagram @snct_marechal_al ou pelo email sctmarechal@gmail.com