Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Saiba como se inscrever nos cursos integrados diurnos em Guia de Turismo e Meio Ambiente

ENSINO MÉDIO

Seleção abre 144 vagas para quem concluiu ou está concluindo o Ensino Fundamental
por Acássia Deliê publicado: 17/11/2021 15h29, última modificação: 17/11/2021 15h29

Estão abertas as inscrições para a seleção 2022 nos cursos técnicos integrados em Guia de Turismo e Meio Ambiente no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Marechal Deodoro. São 144 vagas, sendo 72 em cada curso, para estudantes que concluíram ou estão concluindo o Ensino Fundamental.

Os cursos são de Nível Médio, integrados ao ensino profissional, com duração de 3 anos. Eles são diurnos e gratuitos. Também não há cobrança de taxa de inscrição. As inscrições devem ser feitas apenas pela internet, no período de 1 de novembro a 5 de dezembro de 2021.

Todo o processo deve ser acompanhado pelo site exame.ifal.edu.br

A seleção será feita em etapa única e consistirá na análise das médias das disciplinas de Português e Matemática (ou equivalentes, conforme o edital) obtidas pelos candidatos nos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. A classificação será feita de acordo com as maiores médias, sendo critérios de desempate as médias de Português e candidatos com idade maior.

Do total de vagas, 70% são reservadas a estudantes que concluíram o Ensino Fundamental em escolas públicas. Também há cotas para pessoas pretas, pardas, indígenas, de outras etnias, pessoas com deficiências e também para pessoas com renda per capta menor ou igual a R$ 1650.

Os documentos exigidos para comprovar o direito às cotas deverão ser apresentados no ato da matrícula. Todos os documentos que serão exigidos na matrícula constam no Anexo VI do edital.

As relações preliminares de inscrições deferidas e indeferidas serão divulgadas no dia 7 de dezembro de 2021. Os recursos contra as inscrições indeferidas poderão ser abertos no dia 8 de dezembro de 2021. Os resultados dos recursos serão publicados no dia 9 de dezembro de 2021.

Já a relação dos classificados e o edital de matrícula serão publicados no dia 10 de dezembro de 2021. E as aulas começarão no dia 19 de janeiro de 2022.

Saiba como se inscrever:

1) Acesse: exame.ifal.edu.br (no primeiro acesso, faça seu cadastro com seu CPF);

2) Escolha o seu curso e preencha os dados solicitados para a inscrição;

3) Anexe: médias das disciplinas exigidas (conforme Anexo III do edital) e cópias do CPF e do histórico ou declaração escolar.

Em caso de dúvidas ou dificuldades para se inscrever, você pode telefonar para 2126-6327, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Clique aqui e leia o edital com atenção.

Clique aqui para saber mais sobre a Seleção 2022