Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Sábado tem curso sobre relações de gênero e aula de Física no Campus Marechal Deodoro

Evento terá participação de advogadas do Escritório da Mulher, para falar sobre violência contra mulheres

por Acássia Deliê publicado: 24/08/2017 14h06, última modificação: 24/08/2017 14h06
Agosto Lilás: campanha do MPE de combate à violência contra a mulher

Ameaça, lesão corporal, feminicídio, estupro, crimes contra honra e a liberdade de expressão e dano. Estes são apenas alguns dos crimes praticados diariamente contra mulheres no Brasil e que despertam a necessidade de debater relações de gênero entre jovens, dentro e fora da escola. No Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Marechal Deodoro, o tema estará em destaque no próximo sábado (26), a partir das 8h, em um curso voltado para estudantes da instituição.

Também participarão do evento advogadas do Escritório da Mulher, uma iniciativa pioneira em Alagoas, voltada para o atendimento jurídico de casos relacionados à violência contra mulheres. Para se ter ideia do tamanho do problema, de acordo com o Ministério Público Estadual, mais de 10 mil casos desse tipo tramitam atualmente na 38ª Promotoria de Justiça da Capital. E somente no ano de 2016, foram registrados em Alagoas 3.699 casos de violência contra a mulher sob a forma da Lei Maria da Penha.

"Num estado com tantos indicadores de violência e marcado por uma lógica machista e patriarcal, o debate de gênero é imprescindível para a promoção de uma cultura de paz e respeito dentro e fora dos espaços escolares, principalmente porque a escola é um espaço que reproduz essas relações", analisa a professora Elaine Rapôso, que ministrará o curso.

Para a professora, o tema é cercado de preconceitos, fazendo com que muitas pessoas tenham a ideia errônea de que debater gênero na escola é o mesmo que influenciar ou direcionar a orientação sexual de alunas e alunos. "Não é isso. Debatemos o assunto para que homens e mulheres possam viver numa sociedade mais justa e igualitária, onde as diferenças de gênero não sejam palco de opressões e violências", explica Elaine.

Aula de Calorimetria

Também no próximo sábado (26), o Campus Marechal Deodoro estará aberto para uma aula de Revisão de Calorimetria, campo da Física que estuda o calor. A aula será ministrada pelo professor Ederson Matsumoto, para os alunos dos 2ºs anos dos cursos técnicos em Guia de Turismo e em Meio Ambiente, a partir das 8h no Auditório do Campus.