Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Sábado tem aulas para Enem e minicurso sobre mandioca no Campus Marechal Deodoro

Atividades começam às 7h na escola

por Acássia Deliê publicado: 02/08/2018 18h19, última modificação: 02/08/2018 18h30
Exibir carrossel de imagens Ensaio com mandioca kiriri, 8 meses, variedade da Embrapa, ano 2017

Ensaio com mandioca kiriri, 8 meses, variedade da Embrapa, ano 2017

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estará de portas abertas no próximo sábado (4), em Marechal Deodoro, com atividades extras para estudantes dos cursos técnicos. O sábado letivo terá duas ações paralelas: uma oficina sobre a Mandioca e Sua Gastronomia, das 7h às 13h, e aulas de História e Biologia voltadas para o Enem 2018, das 8h às 12h.

As aulas serão realizadas nas salas dos cursos técnicos pelos professores Fábio Castilho e Cristiano Lopes. Já a oficina será ministrada pelo professor Lúcio Madeiro, acompanhado dos professores Fábio Castilho, Jorge Luiz, Romero Fonseca e Yrapuan Fonseca, além da diretora-geral do Campus Marechal Deodoro, Marília Gois.

Confira parte do tema que será abordado na oficina "Mandioca e Sua Gastronomia"*:

A agricultura brasileira passa por modificações, inclusive avanços na implantação de novas técnicas na mecanização, forma de plantio e variedades genéticas da mandioca, alcançando maiores produtividades e geração de renda na cadeia produtiva envolvida. A mandioca é genuinamente brasileira, de origem amazônica. A Embrapa já descobriu mais de 2 mil variedades diferentes e na biodiversidade da rica amazônia brasileira há a possibilidade de haver outras 4 mil variedades a serem descobertas e pesquisadas.

Em Alagoas, o plantio de mandioca vem aumentando em substituição ao fracasso do setor sucroalcoleiro que se encontra sucateado e endividado. No atual cenário alagoano, a mandiocultura se destaca hoje como uma das maiores geradoras de emprego e renda no meio rural alagoano.

A mandioca está em todas as regiões do país na forma de tapiocas doces e salgadas ou mesmo na forma de mandioca de mesa (macaxeira) cozinhada ou frita, gerando opções alimentares que fazem bem à saúde humana. A raiz de mandioca é anticancerígena, possui boa digestibilidade.

Novas variedades de mandioca, mecanizar o cultivo e manejar a cultura da mandioca com ações ambientais sustentáveis - como o baculovirus (um tipo de vírus) no controle do mandarová, lagarta que é praga da mandioca - se faz eminente como forma correta de avanços no cultivo ecológico e equilibrado da mandiocultura para a sobrevivência das espécies envolvidas nas diversas teias alimentais existentes no Brasil. Avançar tecnicamente e de forma sustentável fará uma boa contribuição na alimentação nacional e para futuras exportações no gênero alimentício sustentável e saudável.

*Texto enviado pelo professor Lucio Madeiro

Programação Sábado Letivo