Notícias
Revista portuguesa publica artigo sobre projeto de ensino pós-pandemia no Campus Marechal
PORTUGUÊS E INGLÊS
A pandemia da Covid-19 afetou as dinâmicas educacionais tanto para professores, quanto para estudantes, principalmente os mais pobres. Diante do desafio da adequação apressada de práticas presenciais para o mundo virtual e da falta de recursos tecnológicos, escolas públicas tiveram de enfrentar altos índices de reprovações, evasão escolar e prejuízos no processo de ensino-aprendizagem.
No Instituto Federal de Alagoas (Ifal), um curso de letramento escolar em Língua Portuguesa e Língua Inglesa buscou dirimir o déficit de aprendizagem resultante do período de ensino remoto emergencial entre turmas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, no Campus Marechal Deodoro. O curso foi executado no ano de 2022, após o retorno das aulas presenciais, como projeto de ensino financiado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Ifal.
"A publicação é o reconhecimento do nosso trabalho, que foi uma tentativa de minimizar a injustiça sofrida pelos estudantes brasileiros de escolas públicas, diante de um atentado político contra a educação coletiva" - Profa. Dra. Niedja do Egito
Os resultados foram organizados em um artigo científico pelas professoras Niedja do Egito, Socorro Santos e Tâmisa Vicente, publicado pela Revista Portuguesa de Investigação Educacional, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. A revista dedica-se ao estudo, à prática e à investigação no âmbito das Ciências da Educação ou das Ciências Sociais e Humanas com relevância para a área da Educação.
"A publicação é o reconhecimento do nosso trabalho, que foi uma tentativa de minimizar a injustiça sofrida pelos estudantes brasileiros de escolas públicas, diante de um atentado político contra a educação coletiva", avalia a professora Niedja do Egito, doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Por meio de encontros quinzenais com estudantes participantes, o curso apresentou estratégias e técnicas de leitura aos estudantes de Ensino Médio do Campus Marechal Deodoro, corroborando com a formação da autonomia nos estudos. Ao final do projeto, estudantes relataram perceber a melhora da organização da vida acadêmica e maior apreciação da leitura e dos estudos.