Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Retrô 2021: Conheça o guiamento virtual, opção para guias de turismo durante a pandemia

TURISMO VIRTUAL

Prática oferece opções para apreciar as cidades virtualmente antes da visita presencial
por Acássia Deliê publicado: 18/12/2021 18h32, última modificação: 18/12/2021 18h44
Exibir carrossel de imagens Egresso de Guia de Turismo, Junior Duim usa humor para divulgar Boca da Mata

Egresso de Guia de Turismo, Junior Duim usa humor para divulgar Boca da Mata

A pandemia da Covid-19 trouxe um novo desafio a profissionais de guia de turismo: como trabalhar em meio às medidas necessárias de distanciamento social? Uma das soluções é o guiamento virtual, prática que transforma as tecnologias em aliadas do turismo. Se visitas presenciais precisaram ser canceladas ou adiadas, o guiamento virtual garante que turistas continuem viajando, de uma forma diferente.

De acordo com a professora Tâmisa Vicente, do curso técnico em Guia de Turismo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no Campus Marechal Deodoro, o turismo virtual já era um tema comum na academia, mas o guiamento virtual ganhou força durante a pandemia. Ela tem debatido o assunto com seus estudantes, nas disciplinas de Teoria e Técnicas do Guiamento.

"Muitos museus, instituições e algumas cidades do Brasil já ofereciam experiências virtuais aos visitantes, mas agora vemos a prática além do opcional, é uma forma de manter o trabalho dos guias de turismo neste período. Os guias propõem roteiros para que os turistas comprem os pacotes e, assim, as visitas guiadas ocorrem virtualmente, podendo ser ao vivo ou não", explica Tâmisa.

Professora Tâmisa e Júnior Duim falaram à CBN Maceió em junho de 2022Bem-vindos a Boca da Mata

Um dos ex-alunos da professora, Júnior Duim, de 21 anos, concluiu o curso técnico em 2019 e acabou de realizar seu primeiro trabalho de guiamento virtual. Ele produziu um filme sobre o município de Boca da Mata, sua cidade natal, apresentando a história, a cultura e os principais atrativos do lugar. O filme foi produzido com incentivos da Lei Aldir Blanc e conta com participações da estudante Mariana Costa, do Ifal - Campus Maceió, e do estudante Nicolas Tenório.

- Ouça a entrevista da professora Tâmisa Vicente e do egresso Júnior Duim à CBN, em junho de 2021

"Foi a forma que encontrei de começar a trabalhar durante a pandemia. Uni o audiovisual e a poesia ao meu humor característico para apresentar Boca da Mata de uma forma diferente e atrair visitantes", conta Júnior.

O trabalho de Júnior chamou a atenção da professora Tâmisa, que tem utilizado o filme em sala de aula para estimular ideias de guiamento virtual a outros estudantes, mostrando que é possível exercer a profissão mesmo em ambiente virtual.

"É a nossa realidade no presente e que vai deixar influências para o futuro, mesmo após a pandemia. Nossos alunos, assim, vão criando novas formas de trabalho e de espaços para que visitantes de todo o mundo possam conhecer as cidades alagoanas, especialmente aquelas que são consideradas pela gestão estadual como municípios com potencial para o desenvolvimento do turismo e também aquelas que já são destinos consolidados", diz Tâmisa.

Assista ao filme Bem-vindos a Boca da Mata