Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Projeto StartDoing retorna estimulando consumo consciente de água no campus Marechal Deodoro

A iniciativa deve economizar aproximadamente 350 a 500L de água por dia no município
publicado: 22/08/2023 12h26, última modificação: 22/08/2023 16h06

A falta de água é um problema recorrente no município de Marechal Deodoro. A partir da queixa constante também feita pelos alunos do campus, o professor de Física, Gentil II, retornou com o projeto StartDoing, que tem como objetivos principais o consumo consciente e economia de água.

Na primeira quarta-feira de agosto (02), o professor e idealizador do projeto distribuíram aproximadamente 100 garrafas PET de 500ml, priorizando a entrega em locais do município com maior fluxo de pessoas. A ação para economia de água consiste em acoplar uma garrafa PET no vaso sanitário e fechá-la, com isso a quantidade da garrafa será economizada a cada descarga dada.

Segundo cálculos realizados, a iniciativa deve economizar aproximadamente 350 a 500L de água por dia, o que totaliza algo em torno de 120 mil a 180 mil litros de água por ano, sem mudar em nada os hábitos.

O StartDoing teve suas primeiras atividades no campus Murici, em 2016, com o objetivo de estendê-la pelo menos até o final do ano, por meio de uma gincana e gerar uma economia de 500 mil litros nesse tempo. O projeto também virou uma campanha viralizada em redes sociais. Na época, em seu perfil pessoal do Facebook, em apenas oito dias o projeto teve o seu vídeo compartilhado 167 vezes e reproduzido mais de 4 mil vezes.

Para Gentil, a ação funciona como um processo de conscientização. ‘’Como não temos 'braços' suficientes para resolver o problema da água sozinhos, se pudermos levar a conscientização aos alunos (que é nosso ponto inicial de abordagem) e estender para vários moradores da cidade, juntos conseguimos melhorar o uso da água, e tentar minimizar o problema com as ferramentas que temos’’, concluiu.

*Texto da estagiária Isabelle Guedes sob supervisão da jornalista Anny Rochelly.