Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Projeto Leia Mulheres leva estudantes ao cinema pela primeira vez para filme do Oscar 2019

Cine Arte Pajuçara fez exibição exclusiva do filme A Esposa, com debate sobre o papel da mulher na literatura

por Acássia Deliê publicado: 14/03/2019 17h01, última modificação: 14/03/2019 17h27
Exibir carrossel de imagens Estudantes reunidos no palco do cine Arte Pajuçara

Estudantes reunidos no palco do cine Arte Pajuçara

Joan é casada há 40 anos com um escritor que está prestes a receber o Prêmio Nobel de Literatura. A notícia abre um debate sobre um grande segredo do casal e faz Joan refletir se valeu a pena esconder seu próprio talento literário em nome do sucesso do marido. A história é contada no filme A Esposa, um dos concorrentes do Oscar 2019, exibido em uma sessão exclusiva do Arte Pajuçara para estudantes do Instituto Federal Alagoas (Ifal) - Campus Marechal Deodoro, na manhã desta quinta-feira (14).

"Nosso projeto incentiva a leitura de obras escritas por mulheres e isso está também na base do filme A Esposa", diz profa. Elaine.

A iniciativa foi do projeto de ensino Leia Mulheres - Marechal Deodoro, coordenado pela professora Elaine Rapôso, no campus do Ifal no município. Para muitos estudantes, foi a chance de conhecer uma sala de cinema e assistir a um filme pela primeira vez na telona. No final, eles participaram de um debate sobre a obra. "Por tudo isso, por toda a experiência, foi uma manhã incrível. Nosso projeto busca incentivar a leitura de obras escritas por mulheres e isso está também na base do filme", diz a professora.

Os ingressos para a sessão foram custeados por servidores da escola, a convite do projeto. Participaram do evento estudantes dos cursos técnicos em Guia de Turismo, Meio Ambiente, Cozinha (EJA) e Hospedagem (EJA), além da ex-aluna da instituição, Maria Rosane, hoje uma das mediadoras do Leia Mulheres em Marechal Deodoro. "Achei fantástico o debate de hoje, para entender o recorte da mulher e os papéis aos quais ela se submete", conta Rosane, de 20 anos.

Sílvio Santos também esteve por lá. Ele é aluno de Meio Ambiente, tem 17 anos, assistiu ao filme, participou do debate e gostou da experiência: "Foi importante para entender o que acontecia com as mulheres no passado e o que ainda acontece hoje. E pelo debate, a partir de várias ideias, formamos um diário construtivo, sobre o filme e sobre a realidade".

Estudantes na sessão exclusiva do filme A Esposa

O que é o Leia Mulheres?

O Leia Mulheres é um clube de leitura nacional, presente em mais de 80 cidades do Brasil, que incentiva a leitura e a circulação de obras escritas por mulheres. Em Marechal Deodoro, é organizado desde julho de 2017, por um grupo de estudantes do Ifal, coordenado pela professora Elaine Rapôso, doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

--

O Projeto Leia Mulheres - Marechal Deodoro agradece às servidoras e servidores que custearam os ingressos dos estudantes para a sessão exclusiva de A Esposa, no Arte Pajuçara:

Acássia Deliê - jornalista
Ana Paula Fiori - professora