Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Projeto do Ifal leva estudante à Mostra Nacional de Feiras de Ciências

Projeto do Ifal leva estudante à Mostra Nacional de Feiras de Ciências

Feira de Ciências Ambientais vem atuando na popularização da ciência em Marechal Deodoro
publicado: 18/09/2023 08h00, última modificação: 18/09/2023 13h48

*Isabelle Guedes e Elaine Rodrigues

Um projeto de extensão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) levou uma estudante e seu professor orientador à 4ª edição da Mostra Nacional de Feiras de Ciências, ocorrida em Brasília, durante a última semana. Iasmin da Silva Ferreira, o estudante Wellington Vieira da Silva e o professor Luis Carlos do Nascimento, da Escola Estadual Rosa Maria Paulina da Fonseca, foram os vencedores da IV Feira de Ciências Ambientais de Marechal Deodoro, um projeto do Ifal, coordenado pela professora Ana Paula Fiori.

Iasmin durante uma das apresentações do projetoA professora Ana Paula explica que o projeto de extensão vai para a quinta edição esse ano, como uma atividade para popularizar a ciência em Marechal Deodoro. O projeto foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A Feira de Ciências Ambientais envolve todas as escolas da rede pública que ofertam o ensino médio da região. Por meio do projeto, foi feita a preparação dos estudantes para a Feira de Ciências e a preparação dos vencedores para a Mostra Nacional de Feiras de Ciências.

Estudantes e professores que participaram da Mostra Nacional de Feiras de CiênciasPara a professora e coordenadora do projeto, Ana Paula Fiori, a participação da estudante e do professor em um evento nacional é motivo de comemoração. ‘’Estamos muitos orgulhosos em ver nosso projeto repercutindo no âmbito nacional, e agradecemos a Iasmim e ao professor Luís, por representarem com excelência nosso Ifal e toda a comunidade acadêmica da região, agradecemos ao Colégio Rosa da Fonseca pela parceria’’, compartilhou.

Mostra Nacional de Feiras de Ciências

mostra é fomentada pelo MCTI, por meio da Diretoria de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica. Ela contou com a apresentação de projetos de ciências e engenharia de alunos do ensino básico, vindos de escolas públicas de 20 estados do país. Os trabalhos foram desenvolvidos por estudantes, sob orientação de professores, e foram apresentados em Feiras e Mostras científicas fomentadas por editais do CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Nesta edição, as apresentações ocorreram no Ministério da Educação, no MCTI, no CNPq, entre os dias 12 e 14 de setembro.

Reciclagem e materiais de construção civil

Projeto vencedor da Feira de Ciências Ambientais de Marechal DeodoroO projeto Reciclagem Aplicada a Materiais de Construção Civil foi desenvolvido por Iasmin, Wellington e orientado pelo professor Luis. O objetivo da pesquisa foi criar estratégias para reduzir impactos ambientais na construção civil, por meio da substituição de agregados de materiais naturais por agregados reciclados, produzidos a partir de garrafas PET e garrafas de vidro. Dessa forma, o projeto apresentou um método inovador no desenvolvimento de materiais sustentáveis para a construção civil, que também reduziu significativamente o consumo de água na produção das placas de argamassa. A próxima etapa da pesquisa é a realização de testes para verificar a durabilidade dos materiais produzidos.