Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Projeto de ensino usa cinema para debater sociologia e filosofia no Campus Marechal

PEDAGOGIA

Exibições mensais têm apoio do setor pedagógico e estímulo à produção textual
por Acássia Deliê publicado: 20/09/2022 20h55, última modificação: 20/09/2022 21h05

Um professor decide formar um governo fascista dentro da sala de aula para ensinar aos alunos sobre autocracia. O movimento, porém, acaba saindo do controle e tomando proporções impensáveis. A história narrada no longa-metragem alemão A Onda é uma ficção que ajuda a debater conceitos filosóficos e sociológicos muitas vezes difíceis de compreender. Por isso, é um dos filmes escolhidos para um novo projeto de ensino no Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro.

Com apoio da pedagoga Caroline Simões, os professores Felipe Santos, Paulo Aparecido e Thiago Bianchetti formaram parceria para utilizar o cinema como instrumento pedagógico no ensino integrado de Filosofia e Sociologia. Até o mês de dezembro, haverá exibição mensal de curtas e longas-metragens com temáticas ligadas às ementas dos dois componentes curriculares, seguida de debates mediados pelos professores.

O projeto teve início em agosto de 2022, com a exibição do filme Nós (EUA, 2019), do diretor Jordan Peele. Por meio da obra, foram debatidas as teorias sociológicas de Émile Durkheim e Walter Benjamin. As próximas sessões serão realizadas na próxima sexta-feira (23), às 9h e às 14h, com o filme A Onda (Alemanha, 2008), do diretor Denis Gansel. Após cada exibição, serão discutidos temas como nazismo, fascismo e outras teorias políticas e suas implicações na história mundial.

As sessões são abertas para toda a comunidade do campus.

"É uma forma também de estimular e desenvolver a produção textual dos alunos", explica a pedagoga Caroline Simões. "Os professores oferecem a oportunidade de escrever resenhas críticas sobre os filmes, relacionando as obras com as teorias da sala de aula. Assim, estudantes acabam aprimorando as habilidades de expressar suas opiniões, bem como compreender os conteúdos de filosofia e sociologia na análise social inserida na representatividade artística do cinema".

Denominado O Cinema - a arte e a representatividade do homem e da sociedade, o projeto de ensino tem o objetivo de desenvolver o senso crítico e a formação política dos estudantes, além de construir conhecimentos nas áreas de Sociologia, Filosofia, Política e Cultura, mediante o debate de temas abordados em filmes de longa e curta duração. E pretende contribuir também para reconhecer a diversidade e variedade de gêneros e estéticas das produções cinematográficas.

Embora seja voltado para estudantes dos cursos técnicos integrados em Meio Ambiente e Guia de Turismo do Campus Marechal Deodoro, as sessões são abertas para toda a comunidade do campus.