Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Professores do Ifal são empossados no Conselho de Meio Ambiente em Marechal Deodoro

Titular fala sobre expectativas do trabalho como conselheiro municipal; confira

por Acássia Deliê publicado: 20/07/2017 15h30, última modificação: 21/07/2017 11h36
Professor Pedro Guilherme é novo conselheiro

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) tem um novo integrante no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Marechal Deodoro. Uma das cadeiras do conselho passa a ser ocupada pelo professor Pedro Guilherme Fernandes da Silva, tendo como suplente o professor Renato Romero, ambos do campus do Ifal na cidade.

A posse aos professores foi dada no dia 17 de julho pelo prefeito Cláudio da Costa, o Cacau. O titular Pedro Guilherme é biólogo e doutor em Ciências pela USP (Universidade de São Paulo) e professor nos cursos técnico em Meio Ambiente e superior em Gestão Ambiental no Ifal - Campus Marechal Deodoro.

Para ele, as ações públicas devem sempre buscar um desenvolvimento sustentável da cidade, sem detrimento da sociedade local, relacionadas com os costumes locais como, principalmente, atividades de pesca, cultivo e extração dos recursos naturais. O professor respondeu algumas perguntas sobre a nova atuação como conselheiro. Confira:

Quais suas maiores expectativas como conselheiro de Meio Ambiente em Marechal?

Pedro Guilherme: Entender de forma mais direta como se realizam os processos burocráticos e a correlação de forças entre os poderes público, privado e a sociedade organizada. Evidentemente, buscar propor e realizar ações que protejam o meio ambiente e a sociedade em Marechal Deodoro.

Como espera contribuir dentro do conselho?

Através de análises e informações técnicas a serem recebidas e fornecidas, respectivamente. Isso será melhor realizado em conjunto com ações de consulta aos colegas acadêmicos e junto à sociedade deodorense. Também buscar contemplar as demandas relacionadas às necessidades ambientais, às necessidades socioeconômicas e às necessidades de pesquisas acadêmicas. É um equilíbrio que, penso, não será fácil, mas vou procurar realizar dentro de uma perspectiva associada ao desenvolvimento sustentável, seguindo as normas do Conama, ONG's e outras instâncias da sociedade local.

De que forma é importante para o Ifal ter uma cadeira no conselho?

O Ifal é uma entidade acadêmica que tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento educacional e social nos locais onde está inserido. Penso que, além disso, também tem influência política, um outro aspecto da vertente social, extremamente necessária nos dias atuais. Dessa forma, em conjunto com o elenco de cursos que o campus de Marechal Deodoro oferece na área ambiental, o Ifal deve, através do Conselho de Meio Ambiente de Marechal Deodoro, ser um elemento técnico, avaliador, proponente e crítico dos processos de empreendimentos e políticas públicas a serem realizadas pela atual administração municipal.