Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Professores de Marechal debatem ponto eletrônico com Reitor do Ifal

Professores de Marechal debatem ponto eletrônico com Reitor do Ifal

Reunião foi realizada no auditório do Campus Marechal Deodoro

por Acássia Deliê publicado: 16/08/2016 23h06, última modificação: 16/08/2016 23h10
Reunião foi realizada no auditório do Campus Marechal

O reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sérgio Teixeira, se reuniu com professores do Campus Marechal Deodoro, na manhã desta terça-feira (16). O assunto: a implantação do ponto eletrônico na instituição, prevista para o próximo mês de setembro. A reunião foi realizada no Campus a convite dos próprios docentes.

Ao longo da reunião, vários docentes se posicionaram contrários à implantação do ponto e expuseram seus argumentos. Para os professores, o ponto eletrônico não trará melhorias para a educação e ainda prejudicará o andamento dos serviços. “Na prática, os alunos já estão sendo prejudicados, porque os coordenadores de cursos entregaram seus cargos”, ressaltou o professor Paulo Aparecido.

O professor Stoécio Malta também se mostrou contrário ao sistema de ponto eletrônico. “Não sou favorável ao ponto porque acredito que existem outros meios de verificar se as atividades docentes estão sendo cumpridas. Além disso, não há como fazer pesquisa dentro do campus, como então cobrar o ponto?”, questionou o pesquisador.

Os questionamentos e posições contrárias ao ponto também foram expostos por outros docentes. Houve ainda sugestões para flexibilizar o sistema, devido às peculiaridades do regime docente.

O reitor Sérgio Teixeira escutou todas as exposições e ressaltou que a implantação do ponto eletrônico foi uma exigência dos órgãos de controle federais. “Eu defendo a cobrança da produtividade e concordo com os argumentos dos professores. Na semana passada, uma comissão da gestão redigiu um documento para a CGU com argumentos sobre as diversas atividades do docente na instituição, além do ensino, pesquisa, extensão e gestão, sugerindo outra forma de registro da frequência e dessas atividades pelo SIGAA. De qualquer forma, ainda temos até o mês de setembro para tomar qualquer decisão e vamos levar em conta todas as considerações feitas pelos docentes dos campi”, informou o reitor.

A reunião foi acompanhada pela diretora-geral do Campus Marechal Deodoro, Marília Gois, pelo chefe do Departamento de Comunicação e Eventos da Reitoria, Zoroastro Neto, e por serviços técnicos-administrativos do Campus.