Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Pesquisas do Ifal serão compartilhadas com produtores de mandioca na Bahia

Pesquisas do Ifal serão compartilhadas com produtores de mandioca na Bahia

Pesquisadores de Marechal Deodoro palestram em curso da Embrapa; inscrições estão abertas até 29 de maio

publicado: 11/04/2016 13h59, última modificação: 11/04/2016 15h34
Plantação mandioca em São Sebastião - AL

Os resíduos descartados pelas casas de produção de farinha e fécula em Alagoas apresentam um alto grau de poluição ao solo e cursos de água. Mas uma experiência feita pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro conseguiu transformar esses resíduos em biogás e biofertilizante. Os resultados da pesquisa, coordenada pelo professor Vicente Cézar, serão compartilhados em maio no “Curso sobre cultivo e processamento de mandioca”, na Embrapa na Bahia.

O evento será realizado de 2 a 6 de maio, no município baiano de Cruz das Almas. O Ifal – Marechal Deodoro também participa do evento com o professor Lucio Madeiros, que apresentará os resultados de uma pesquisa sobre os sistemas de produção de mandioca em Arapiraca, São Sebastião e Viçosa. O estudo compara o plantio e o desenvolvimento de variedades diferentes de mandioca nos três municípios alagoanos.

As pesquisas irão ajudar na capacitação de produtores em técnicas recomendadas e manejo da cultura da mandioca, contribuindo para aumentar a produção e a renda de agricultores do Nordeste. O evento é organizado pela Funarbe (Fundação de Apoio à Universidade Federal de Viçosa) e tem 30 vagas abertas. A inscrição custa R$ 200 e pode ser feita até 29 de abril pelo site https://eventos.funarbe.org.br/detalhes/curso-sobre-cultivo-e-processamento-de-mandioca.