Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Palestra sobre história do Carnaval precede desfile de bloco do Campus Marechal Deodoro

Edberto Ticianeli participou de bate-papo a convite de professores do Campus

por Acássia Deliê publicado: 21/02/2017 17h20, última modificação: 21/02/2017 17h29
Estudantes e professores participaram de bate-papo sobre história do Carnaval

"Cultura não é algo que se impõe, ela se transforma naturalmente". A análise é do jornalista e carnavalesco alagoano Edberto Ticianeli, convidado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Marechal Deodoro para um bate-papo sobre a história do Carnaval no Brasil. O evento, realizado nesta terça-feira (21), precede o desfile do primeiro CarnaIFAL, bloco organizado por estudantes e servidores na instituição.

O bate-papo foi organizado pelos professores Lúcio Madeiros e Yrapuan Fonseca. Edberto Ticianeli falou sobre a origem do Carnaval no Brasil e de ritmos como o samba e o frevo, além dos fenômenos dos trios elétricos, e como eles se transformaram ao longo da história. Para Ticianeli, acima de tudo, é preciso preservar a essência carnavalesca, que está na participação popular de forma espontânea. "Existe uma diferença entre festa e espetáculo. A essência do Carnaval é a festa, ele perde quando se transforma em espetáculo, porque vira mercadoria".

O bloco CarnaIFAL sairá da escola às 16h desta quarta-feira (22), passando pela orla lagunar de Marechal Deodoro e pela Rua da Prefeitura. Além das alas e das fantasias preparadas por estudantes e servidores, o bloco terá a participação do grupo Maracutaia (maracatu do próprio Campus), do Bumba-Meu-Boi Alagoano (do bairro do Jacintinho, em Maceió) e de uma orquestra de frevo improvisada, organizada por estudantes do Campus.