Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Nugedis Marechal estreia com roda de conversa sobre mulheres na Educação
conteúdo

Notícias

Nugedis Marechal estreia com roda de conversa sobre mulheres na Educação

NÚCLEO DE GÊNERO, DIVERSIDADE E SEXUALIDADE

Egressa e estudante, professora e técnica-administrativa compartilharam experiências e saberes
publicado: 24/04/2025 18h21, última modificação: 24/04/2025 19h43
Exibir carrossel de imagens Primeiro evento do Nugedis Marechal, no Auditório. Fotos: Camylle Vitória

Primeiro evento do Nugedis Marechal, no Auditório. Fotos: Camylle Vitória

Camylle Vitória*

O Nugedis (Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade) iniciou suas atividades no Campus Marechal Deodoro com uma roda de conversa sobre mulheres na Educação. Com o tema Mulheres que inspiram: compartilhando experiências e saberes, o evento contou com a participação da egressa do Campus Maceió e agora estudante do Ifal no Campus Marechal, Andrea Correia; da professora Vera Núbia e da técnica-administrativa Silvania Albuquerque.

"Espero que minhas histórias possam servir de ensinamento, pois trabalhando no Ifal, me considero, antes de tudo, uma educadora" - Silvânia Albuquerque, servidora TAE

As três participantes partilharam com a comunidade escolar histórias inspiradoras vividas no contexto do instituto federal, enfatizando questões importantes de gênero, como combate à violência doméstica e dificuldades enfrentadas por mães no ambiente de trabalho de pesquisa acadêmica. "Eu nunca tinha participado de uma mesa aqui na escola, foi gratificante. E espero que minhas histórias possam servir de ensinamento, pois trabalhando no Ifal, me considero, antes de tudo, uma educadora", disse a servidora Silvânia Albuquerque, que este ano completa 30 anos de serviço público em Marechal Deodoro.

- Veja mais fotos do evento.

A roda de conversa foi realizada no auditório, nesta quarta-feira (23), com mediação da jornalista Acássia Deliê e presença de servidores e estudantes dos cursos técnicos integrados. Também foi realizada uma homenagem à colaboradora Maria Cícera da Silva, que se aposentou após 30 anos de trabalho no Campus Marechal.

"Foi o primeiro evento do Nugedis, com participação de mulheres com importantes trajetórias em nossa instituição, que construíram os 30 anos do Campus Marechal. Foi um passo importante do nosso núcleo para explorar a diversidade dentro da nossa escola", avaliou a professora Rita Portugal, uma das integrantes do Nugedis Marechal.

 * Estagiária sob supervisão da jornalista Acássia Deliê

Primeiro evento do Nugedis Marechal, no Auditório. Fotos: Camylle Vitória