Notícias
Nugedis do Ifal participam de ato público em combate a feminicídios em Alagoas
QUINTA-FEIRA, 8H

Estudantes e servidores se organizam para ato público de combate a feminicídios em Alagoas
Os Núcleos de Gênero, Diversidade e Sexualidade do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), os Nugedis, marcarão presença no ato público em combate aos feminicídios em Alagoas, que será realizado na próxima quinta-feira (12), às 9h, na Praça Deodoro, em Maceió-AL, em frente ao Tribunal de Justiça de Alagoas. Estudantes e servidores do Ifal homenagearão a estudante Ana Beatriz, do Campus Maceió, e cobrarão justiça para todos os casos que vitimaram meninas e mulheres no estado.
A mobilização está sendo organizada pela Marcha Mundial das Mulheres em conjunto com diversas organizações que compõem a Frente Feminista de Alagoas, diante da crescente escalada de feminicídios e da violência contra as mulheres no estado A organização ressalta que, somente nos últimos 15 dias, diversos casos tiveram ampla repercussão, incluindo violências dentro de instituições de ensino, como a mulher agredida pelo ex-companheiro no campus da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca. Em maio, a estudante Ana Beatriz, do Ifal Maceió, também foi vítima de feminicídio ao sair da escola.
O ato busca chamar a atenção das diferentes esferas do poder público — governo estadual, governos municipais e o próprio sistema de justiça — para a urgência por políticas efetivas de enfrentamento à violência de gênero em Alagoas. "É fundamental a nossa participação, enquanto Nugedis, enquanto servidores e servidoras ou enquanto qualquer outro papel que exerçamos na sociedade. Precisamos debater com urgência e cobrar combate efetivo à violência contras as mulheres alagoanas", disse a psicóloga Anna Júlia Medeiros, integrante do Nugedis Murici.