Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > NOTA - Transporte Escolar em Marechal Deodoro

NOTA - Transporte Escolar em Marechal Deodoro

publicado: 24/02/2022 14h46, última modificação: 24/02/2022 14h46

O Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro informa à comunidade acadêmica que está ciente dos diversos problemas de transporte enfrentados pelos estudantes desde o início do retorno às aulas presenciais, no dia 7 de fevereiro de 2022.

Informa também que comunicou, com antecedência, às prefeituras da região metropolitana de Maceió e outros municípios de origem dos estudantes, sobre o retorno das aulas presenciais e a necessidade de cooperação para garantir o transporte escolar aos estudantes. Hoje, o Campus Marechal Deodoro atende alunas e alunos de 11 municípios alagoanos.

No caso específico de Marechal Deodoro, onde moram cerca de 60% dos estudantes do campus, a direção da escola se reuniu com representantes da Coordenação de Transporte Escolar nesta terça-feira (23). O setor, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, solicitou uma lista com os bairros de residência dos alunos do Ifal e os horários escolares para organizar a oferta de transporte nessas localidades. A direção do Campus Marechal Deodoro já está organizando os dados para encaminhar à Prefeitura.

Enquanto isso, está utilizando o ônibus institucional para fazer o transporte de estudantes que não possuem outras formas de se locomover e estariam deixando de estudar, principalmente aqueles que moram em áreas remotas do município. Essa é uma medida provisória, pois os ônibus institucionais são usados para viagens e visitas técnicas associadas ao ensino nos cursos técnicos oferecidos pelo Ifal, sendo insuficientes para garantir o transporte diário dos mais de 900 estudantes matriculados no campus, com aulas nos três turnos.

Outra medida tomada foi a suspensão das atividades noturnas até que a situação seja resolvida junto à prefeitura. Assim, as aulas presenciais para as turmas dos cursos técnicos em Cozinha e Hospedagem só deverão ser retomadas em março, em data a ser informada à comunidade.

A Direção